Concluída a produção no Brasil da fuselagem dianteira do Gripen E

Seção da fuselagem dianteira será enviada á Suécia para produção final do Gripen E que será enviado para a FAB

Por André Magalhães Publicado em 07/11/2022, às 12h00

Unidade em São Bernado do Campo (SP) já produziu outras peças do Gripen - SAAB

A Saab Brasil anunciou a conclusão da produção da primeira fuselagem dianteira do Gripen E fabricada no Brasil. O processo ocorreu na unidade de São Bernado do Campo, na região metropolitana de São Paulo.

A peça teve a totalidade de seus componentes produzidos na Suécia, que foram enviados ao Brasil em kits, e posteriormente unidos para dar origem a seção dianteira do caça. Agora o nariz completo será reenviado para a Saab, na Suécia.

Com essa etapa finalizada, a peça na Suécia será incorporada na produção de série do Gripen E. Segundo a Saab, estiveram envolvidos na montagem quinze profissionais brasileiros, como montadores e engenheiros, além de alguns técnicos suecos.

A fuselagem dianteira inclui a célula do cockpit, onde está a cabine do piloto, e nela são instalados o assento ejetável, comandos de voo, sistemas de aviônicas, o canopi, o radar AESA e demais sistemas eletrônicos e de navegação. 

O componente não é o primeiro do Gripen produzido no Brasil, a Saab de São Bernardo do Campo já montou o cone de cauda e os freios aerodinâmicos, que também foram reenviado para a Suécia.

Um dos destaques do Programa Gripen E é a participação do Brasil no aprendizado e na produção do caça. No futuro parte, da frota dos F-39E Gripen será construída em território nacional.

Saiba Mais....

Atualmente, existem cinco Gripen E, sendo quatro de produção seriada, no Brasil.  Os aviões estão na unidade de Gavião Peixoto, da Saab onde estão validando uma série de parâmetros para obter o certificado militar. Ainda neste ano está programada a ida dos caças para a base aérea de Anápolis, em Goiás, para o início da fase operacional.

Além destes dos quatro primeiros aviões de série (FAB 4101,02, 03 e 04), também está no Brasil o FAB 4100, que chegou em 2020, mas é um dos protótipos usandos na campanha de testes e ensaios em voo. No futuro o avião também será destinado a FAB, onde terá uma carreira operacional junto com os demais jatos.

Os dois primeiros Gripen E da FAB alinhados no aeroporto de Navegantes, em Santa Catarina

 

O Brasil assinou, em 2014, um contrato para a aquisição de 36 unidades do caça, sendo 28 do modelo monoposto F-39E e oito do modelo biposto F-39F.

No início de 2022 foram acrescidas mais quatro unidades do Gripen E ao lote original, totalizando 40 aeronaves.Também foi anunciado que as negociações entre a FAB  e Saab para um segundo lote está em andamento.

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