Queixas contra as companhias Gol, Azul e Latam se multiplicaram desde o início da pandemia
Marcel Cardoso Publicado em 25/05/2022, às 15h40
A Gol Linhas Aéreas, a Azul Linhas Aéreas e a Latam Airlines vão ter de se explicar ao Ministério da Justiça sobre problemas registrados na pandemia de covid-19, principalmente com atrasos nos voos, dificuldade e lentidão no reembolso de valores pagos pelos passageiros.
Segundo a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), as reclamações nesse sentido cresceram 410% entre 2019 e 2021 na plataforma consumidor.gov.br. Somente nos últimos doze meses, o crescimento das queixas foi de 130%.
Um processo administrativo foi instaurado para averiguar as denúncias contra as companhias. A Secretaria reforça que o problema mais grave se refere justamente ao descumprimento das medidas emergenciais em vigor durante a pandemia. “Os consumidores estão tendo dificuldades em reaver os valores devidos, conforme a legislação extraordinária”, apontou a decisão.
“Isso evidencia que as regras temporárias não tiveram a efetividade almejada, no que se refere à proteção dos consumidores”, ressalta a decisão do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor. Além disso, prossegue o texto, conclui-se que as empresas podem ter falhado na comunicação com os seus clientes, uma vez que grande parte das reclamações apresentadas na plataforma do consumidor.gov.br se referem a problemas nos canais de atendimento e SAC.