Silk Way West Airlines é a primeira companhia aérea da região do Mar Cáspio a fazer uma encomenda do modelo
Marcel Cardoso Publicado em 28/06/2022, às 13h25
A Silk Way West Airlines, com sede no Azerbaijão, assinou um contrato de compra com a Airbus, de dois A350 cargueiros (F). Este é o primeiro pedido da região do Mar Cáspio para este tipo de aeronave.
A aeronave contará com uma grande porta no convés principal e um comprimento de fuselagem otimizado para operações de carga. Mais de 70% da estrutura da aeronave é feita de materiais avançados, resultando em um peso de decolagem 30 toneladas mais leve, que, juntamente com a eficiência dos motores Rolls-Royce, irão gerar 20% menos queima de combustível e emissões de CO2 em relação ao seu atual concorrente mais próximo, o Boeing 777F.
“Estamos muito satisfeitos em assinar o primeiro, mas certamente não o último, acordo com a Airbus, que marca o início do que tenho certeza que será uma parceria muito frutífera à medida que nos esforçamos para crescer no futuro. (...) Não há dúvida de que este acordo fortalecerá a posição de liderança da empresa no mercado global de frete aéreo nos próximos 15-20 anos”, disse Wolfgang Meier, presidente da Silk Way West Airlines.
Com capacidade de carga útil de 109 toneladas, o A350F atende a todos os mercados de carga dentro do prazo para os padrões aprimorados de emissões de CO₂ da Organização da Aviação Civil Internacional (Icao), segundo o fabricante.
Até o momento, o modelo registrou 31 pedidos e compromissos de seis clientes.