Companhia do Azerbaijão encomenda dois Airbus A350 cargueiros

Silk Way West Airlines é a primeira companhia aérea da região do Mar Cáspio a fazer uma encomenda do modelo

Marcel Cardoso Publicado em 28/06/2022, às 13h25

Cada aeronave poderá transportar cerca de 110 toneladas de carga - Airbus/Divulgação

A Silk Way West Airlines, com sede no Azerbaijão, assinou um contrato de compra com a Airbus, de dois A350 cargueiros (F). Este é o primeiro pedido da região do Mar Cáspio para este tipo de aeronave.

A aeronave contará com uma grande porta no convés principal e um comprimento de fuselagem otimizado para operações de carga. Mais de 70% da estrutura da aeronave é feita de materiais avançados, resultando em um peso de decolagem 30 toneladas mais leve, que, juntamente com a eficiência dos motores Rolls-Royce, irão gerar 20% menos queima de combustível e emissões de CO2 em relação ao seu atual concorrente mais próximo, o Boeing 777F.

Estamos muito satisfeitos em assinar o primeiro, mas certamente não o último, acordo com a Airbus, que marca o início do que tenho certeza que será uma parceria muito frutífera à medida que nos esforçamos para crescer no futuro. (...) Não há dúvida de que este acordo fortalecerá a posição de liderança da empresa no mercado global de frete aéreo nos próximos 15-20 anos”, disse Wolfgang Meier, presidente da Silk Way West Airlines.  

Com capacidade de carga útil de 109 toneladas, o A350F atende a todos os mercados de carga dentro do prazo para os padrões aprimorados de emissões de CO₂ da Organização da Aviação Civil Internacional (Icao), segundo o fabricante.

Até o momento, o modelo registrou 31 pedidos e compromissos de seis clientes.

aeronave notícias de aviação avião aviação Airbus A350 Cargueiro Azerbaijão Silk Way West

Leia também

Embraer assina contrato para converter até dez aviões cargueiros
Airbus aposta no A330P2F para disputar segmento cargueiro