Companhia aérea da China lançou segunda base para o Comac ARJ21

A China Southern Airlines lançou a segunda base para o Comac ARJ21, na província de Guangdong

Por Marcel Cardoso Publicado em 29/03/2023, às 09h03

A China Southern Airlines já possui 16 aeronaves voltadas ao mercado regional em sua frota - Comac/Divulgação

A China Southern Airlines lançou a sua segunda base voltada para os aviões do modelo ARJ21, do fabricante Comac, no aeroporto Jieyang Chaoshan (SWA), na província de Guangdong.

Foto: Comac/Divulgação.


O marco coincidiu com a primeira unidade entregue em 2023, de matrícula B-91A1, no último dia 23. "A chegada oficial do ARJ21 da China Southern Airlines à sua segunda base operacional, inaugura um novo capítulo na operação comercial de aeronaves fabricadas na China", segundo uma nota da companhia aérea, em uma rede social local. Ela entrou em operação comercial no último domingo (26).

No dia seguinte à entrega, a China Southern realizou uma cerimônia para apresentar oficialmente a aeronave. Representantes da Administração de Aviação Civil do país (Caac), do grupo controlador da companhia aérea e da Comac estiveram presentes. 

As 16 aeronaves atualmente na frota possuem capacidade para receber até 90 passageiros em uma configuração 2-3 de classe única, sendo voltado para o mercado regional. O modelo utilizou parte do ferramental destinado a família MD-80, que teve parte de sua estrutura produzida no país em meados da década de 1980.

Até o segundo semestre, mais três aviões deste modelo serão entregues à companhia aérea chinesa.

China Comac ARJ21 China Southern base Guangdong

Leia também

Primeiro Airbus A321neo fabricado na China foi entregue
Primeiro avião de fabricante chinês foi entregue