Recursos de inteligência artificial podem tornar a aviação mais segura ao auxiliar o controlador de tráfego aéreo
Por Marcel Cardoso Publicado em 20/10/2023, às 17h21
O setor aéreo transportou recordes de passageiros em vários momentos de 2023 e superou os índices pré-pandemia, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Tal feito foi possível por conta dos controladores de tráfego aéreo, que estão envolvidos nos complexos processos de operação de voos, porém, recursos de inteligência artificial podem facilitar o dia a dia destes profissionais em meio a diversas variáveis para análise e controle durante suas rotinas.
O monitoramento por vídeo feito em tempo real com câmeras que utilizam Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data Analytics para identificar o que acontece dentro dos aeroportos já é uma realidade, pois esta aplicação permite identificar e prevenir situações de risco, também consegue identificar acidentes e equipamentos que precisam de manutenção, além de melhorar a circulação de pessoas e objetos.
“Da mesma forma que a tecnologia já está auxiliando trabalhadores de outras áreas, ela também pode facilitar a rotina dos controladores, porque o equipamento cobre todas as áreas com mais amplitude e precisão e pode emitir alertas sobre falhas, acidentes e necessidades de manutenção preditiva e preventiva”, disse Eduardo Vargas, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Graymatics, empresa de processamento de multimídia cognitiva.
Várias analíticas de IA podem ser oferecidas para smart solutions que oferecem insights aprofundados a partir de dados coletados para o setor de aviação, que pode auxiliar os controladores de voo de quatro formas:
Nas pistas de pouso e decolagem, diversas aeronaves, veículos, objetos e pessoas se movimentam ao mesmo tempo. Com o uso da IA, o controlador pode identificar e nomear todas essas variáveis com muita facilidade, inclusive, recebendo alertas sobre situações de risco ou sobre pessoas não autorizadas que possam ter invadido o local. Também consegue identificar se algum colaborador não está usando o equipamento de proteção obrigatório.
As câmeras do aeroporto podem ser conectadas a um sistema inteligente capaz de determinar se as turbinas, aviões, carros, caminhões, ônibus e pessoas estão se movendo e ainda determinar qual é a velocidade dessa movimentação.
Comum nas indústrias, esta aplicação da IA é utilizada para determinar em quais locais a circulação de pessoas é proibida. Quando alguém descumpre a regra, um alerta é enviado para permitir uma rápida evacuação do espaço.
Assim como em qualquer outra área do aeroporto, a pista de pouso e decolagem não está livre de tentativas de atentados ou conflitos pessoais. Se perceber um comportamento suspeito ou violento, o sistema avisa o controlador e as autoridades, que podem tomar as medidas de segurança de forma rápida e eficaz.