Comandante da FAB fez voo pela Esquadrilha da Fumaça

O Comandante da FAB, o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, fez um voo pela Esquadrilha da Fumaça

Por Marcel Cardoso Publicado em 12/12/2022, às 08h20

Foi a primeira vez que um Comandante da FAB voou pela Esquadrilha da Fumaça - Cecomsaer/Sargento Müller Marin

O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior realizou, na última quarta-feira, 7, um voo pela Esquadrilha da Fumaça.

Foi a primeira vez que um Comandante da instituição realizou o feito. Ele esteve a bordo de um A-29 Super Tucano, dias antes de deixar o posto para dar lugar ao Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, que vai assumir o posto em janeiro.

Durante o voo, que teve duração de aproximadamente 30 minutos, e pelos céus de Pirassununga (SP), o Tenente-Brigadeiro do Ar Baptista Junior pôde relembrar toda a sua trajetória de vida militar como aviador e piloto de caça da Força Aérea. Ele realizou diversas manobras tradicionais da Esquadrilha da Fumaça, tais como: Espelhão, com seis aeronaves, looping vertical com a montagem em cobrinha show, looping em linha de frente e diversas passagens com as sete aeronaves. 

Foi muito prazeroso voar com cargas G positivas e negativas, como eu fazia ainda enquanto Tenente. Eu fiz questão, durante toda a minha vida, de sempre voar e estar junto aos pilotos, pois não podemos esquecer que o avião é a figura central de qualquer Força Aérea. Nós só somos Força Aérea porque temos aviões”, segundo o atual Comandante da FAB.

FAB comandante Fumaça Esquadrilha

Leia também

KC-390 carrega blindados do Exército
Mobilidade aérea urbana e as novas iniciativas do Comando da Aeronáutica