Ao todo, 68 pessoas e dez animais de estimação foram resgatados na Polônia
Por André Magalhães Publicado em 10/03/2022, às 15h50
Chegaram por volta das 12h em Brasília (DF) os refugiados brasileiros e estrangeiros que foram resgatados na Polônia por um KC-390 Millennium e um VC-99B Legacy da Força Aérea Brasileira (FAB).
Durante sua chegada à capital federal,o KC-390 foi escoltado por dois caças F-5EM do 1º GDA, esquadrão de caça baseado na cidade de Anápolis (GO).
Em solo, os refugiados foram recebidos pelo presidente, Jair Bolsonaro; pela primeira-dama Michelle Bolsonaro; pelo ministro da Defesa, Braga Netto e pelo comandante da Aeronáutica, Baptista Junior.
Um VC-99B, que também estava na missão, trouxe algumas pessoas com dificuldades de locomoção. O Legacy já estava na Europa quando o KC-390 partiu no começo da semana.
#OperaçãoRepatriação🇧🇷
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) March 10, 2022
As aeronaves KC-390 e VC-99 acabam de pousar na Base Aérea de Brasília, trazendo os brasileiros que deixaram a Ucrânia.#AsasqueProtegemOPaís @govbr @DefesaGovBr @ItamaratyGovBr pic.twitter.com/TMsB2hzv8B
Ao todo, foram resgatados 68 pessoas, sendo 42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano. Além disso, oito cães e dois gatos também foram acolhidos.
Durante o trajeto de Varsóvia (Polônia) a Brasília, as aeronaves fizeram escalas em Lisboa, Cabo Verde e Recife. A partida do continente europeu aconteceu ontem, quarta-feira (9/3).
O avião de transporte da FAB partiu do Brasil na segunda-feira (7/3) para buscar os refugiados. No voo de ida, foram transportados 11, 6 toneladas de suprimentos humanitários.
Ainda há a presença de mais alguns brasileiros refugiados na Polônia. Devido a isso, um segundo KC-390 deverá ser enviado para outra missão de repatriação.