Cerca de 200.000 fizeram provas para a ANAC e Aeronáutica

axa de abstenção do concurso nacional chega a 42,8%, mas disputa por vagas na ANAC e no Comando da Aeronáutica concentra mais de 200 mil candidatos

Por Marcel Cardoso Publicado em 06/10/2025, às 09h25

Gabaritos preliminares saem nesta segunda (6); segunda fase será realizada em 7 de dezembro - ANAC

Cerca de 200 mil candidatos participaram das provas do Concurso Público Nacional Unificado para 42 vagas de Pesquisador e Tecnologista no Comando da Aeronáutica e 70 para Técnico em Regulação de Aviação Civil na ANAC.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou que a taxa de abstenção da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi de 42,8%. Ao todo, 761.545 candidatos se inscreveram, dos quais mais de 435.000 compareceram à prova objetiva.

Divulgação de resultados

Segundo o edital, os gabaritos preliminares e os cadernos de prova serão publicados nesta segunda-feira (6). O prazo para interposição de recursos será nos dias 7 e 8 de outubro.

O cronograma prevê a divulgação das notas finais das provas objetivas e a convocação para a segunda fase em 12 de novembro. Na mesma data, ocorrerá a convocação para análise de títulos e para os procedimentos de verificação de cotas raciais e de deficiência.

Etapas seguintes

A prova discursiva está agendada para 7 de dezembro. O resultado preliminar dessa etapa sairá em 23 de janeiro de 2026.

O processo seletivo será concluído em 16 de março de 2026, com a convocação dos aprovados para nomeação e, quando aplicável, para o curso de formação.

Anac Aeronáutica CNU 2025 Esther Dweck Concurso Nacional Unificado concurso federal Ministério da Gestão vagas órgãos federais gabarito CNU abstenção concurso público

Leia também

Drone de entrega que atinge até 90 km/h é apresentado em São Paulo
Júlio A. Cordioli (UFSC) explica como reduzir o ruído de eVTOL na mobilidade aérea urbana