Clássico bombardeiro estará presente no maior evento aéreo do mundo

B-29 será um dos convidados de honra do Air Venture 2022, que acontecerá em Oshkosh, nos EUA

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 21/02/2022, às 18h00

Doc foi restaurado ao longo de trinta anos por uma equipe de especialistas no avião - EAA/Steve Dahlgren

O EAA AirVenture, que acontece em Oshkosh, confirmou a presença do Doc, um dos dois únicos B-29 Superfortress na edição deste ano.

A expectativa é que o bombardeiro pesado fique em exposição estática e também faça parte das exibições aéreas. Ainda assim, o cronograma de apresentação ainda está sendo formalizado, sendo divulgado na véspera do evento.

O bombardeiro fará parte das comemorações do 75º aniversário da Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf, na sigla em inglês). O modelo foi utilizado pela então força aérea do exército dos Estados Unidos (Usaaf) durante a Segunda Guerra, se notabilizando pelos ataques nucleares no Japão.

B-29 se notabilizou como o primeiro bombardeiro estratégico de sucesso do mundo

 

“A raridade e o significado histórico do B-29 sempre o tornam uma visão popular em Oshkosh”, disse Rick Larsen, vice-presidente de comunidades e programas membros da EAA, que coordena os recursos e atrações do AirVenture. “Ser capaz de ver Doc em terra e no ar durante a semana do AirVenture será um grande acréscimo à nossa comemoração do 75º aniversário da Força Aérea dos Estados Unidos neste verão”.

O Doc, com nome inspirado em um dos personagens da Branca de Neve, foi resgatado no deserto de Mojave, no estado da Califórnia, sendo meticulosamente restaurado ao longo de quase trinta anos. A primeira aparição em evento aéreo foi em 2017, incluindo em Oshkosh.  

Eventualmente o Doc participa de eventos aéreos ao lado de outro B-29, batizado de Fifi. A EAA, organizadora do Air Venture, anunciou que o Doc ainda fará algumas apresentações na Flórida e Louisiana ao lado do Berlin Express, um B-25 Mitchell.

Para quem estiver nos Estados Unidos, em especial no Air Venture, o Doc’s Friends oferecerá voos locais, partindo do aeroporto de Appleton, nos arredores de Oshkosh com uma série de valores.

aeronave notícias de aviação avião aviação Boeing bombardeiro Usaf Força Aérea Air Venture Oshkosh show aéreo B-25 B-29 Mitchell

Leia também

Maior show aéreo do mundo confirma lista inicial de apresentações
Edição 2020 do maior encontro aeronáutico do mundo é cancelada