China volta a operar com todos os seus Boeing 737 MAX

Boeing diz que todos os 737 MAX chineses retomaram suas operações comerciais

Por Wesley Lichmann Publicado em 02/01/2024, às 10h45

Entregas de novos MAX para a China podem ser retomadas nos próximos dias - Boeing

A Boeing disse que as companhias aéreas chinesas retomaram na semana passada as operações com todos os 737 MAX, dias depois de retomar a entrega de novos aviões no país.

As aéreas chinesas contam atualmente com uma frota de 97 Boeing 737 MAX, utilizados por doze companhias aéreas, sendo a China Southern a maior operadora do modelo, com 24 exemplares do popular bimotor de fuselagem estreita.

Após entregar um 787 Dreamliner para Juneyao Airlines nos últimos dias de 2023, o primeiro desde 2019, a Boeing poderá em breve efetivar a entrega de dezenas de MAX armazenados. Cerca de 85 aviões do modelo estão estocados, e aguardam o sinal verde das autoridades para serem entregues.

A China foi o primeiro país a suspender as operações com a mais recente versão do 737 depois de dois acidentes fatais nos anos de 2018 e 2019, ocorridos respectivamente na Indonésia e na Etiópia.

O recebimento de novos 737 MAX seguirá recomendações da Administração de Aviação Civil da China (CAAC), publicadas em abril de 2023, incluindo atualizações no treinamento e nas informações técnicas.

O restebelecimento no mercado do país asiático, um dos maiores do mundo, é chave para o aumento da receita a posição de caixa da Boeing, já que o pagamento dos aviões é concretizado a partir da entrega da aeronave ao cliente.

Entregas Boeing Air China 737 Boeing 737 MAX Mercado China Eastern MAX China Southern Novos aviões

Leia também

Boeing solicita inspeção no controle do leme do 737 MAX
Boeing aumentou entregas do 737 MAX em novembro