China valida certificação de avião executivo da Airbus

A agência de aviação civil da China validou a certificação da nova geração de aviões executivos da Airbus

Por Marcel Cardoso Publicado em 01/04/2025, às 10h08

A decisão amplia o mercado para compradores chineses - Airbus

A agência de aviação civil da China (CAAC) validou o certificado de tipo para a família de aviões executivos ACJneo, da Airbus, permitindo o registro local dessas aeronaves. A decisão amplia o mercado para compradores no país, que passam a ter acesso a aeroportos adicionais.

De acordo com a Airbus Corporate Jets, a certificação também proporciona vantagens financeiras. "O outro benefício principal que um registro local traz para os operadores é a capacidade de levar em conta os custos operacionais de suas aeronaves — incluindo o combustível adquirido — em suas obrigações fiscais da empresa".

A família ACJ conta com aproximadamente 160 aeronaves em operação em todo o mundo. Os modelos ACJneo incluem o ACJ319neo e o ACJ320neo, que podem ser equipados com motores CFMI Leap ou Pratt & Whitney GTF. Estas unidades possuem uma altitude de cabine de 6.400 pés quando operando a 41.000 pés de altitude, oferecendo condições de pressurização otimizadas para os passageiros.

Outra característica é a presença de escadas retráteis na porta dianteira, eliminando a necessidade de equipamentos auxiliares de embarque. Em termos de autonomia, o ACJ320neo tem capacidade para voar por mais de treze horas, enquanto o ACJ319neo pode operar por mais de quinze horas sem escalas.

Com a certificação validada na China, esses modelos passam a integrar a seleção restrita de grandes aviões executivos que podem ser registrados no país.

Jatos executivos certificação CAAC mercado de aviação executiva Airbus ACJ319neo registro de aeronaves na China custos operacionais aviação Airbus ACJ320neo Airbus ACJneo autonomia de jatos executivos Airbus Corporate Jets

Leia também

China Airlines finaliza pedido de dez Airbus A350-1000
Avião cargueiro transportou touros para a China