Empresa estatal chinesa realiza testes de um novo tiltrotor com tecnologia semelhante a um projeto dos EUA e potencial para operações militares
Por Marcel Cardoso Publicado em 19/08/2025, às 09h10
A China está testando uma nova aeronave, dentro do conceito tiltrotor, que combina características operacionais helicópteros e aviões, permitindo decolagem e pouso verticais com transição para voo de alta velocidade e longo alcance.
O modelo foi desenvolvido pela estatal AVIC, que iniciou os testes de voo nos últimos dias. As imagens, que estão disponíveis nas redes sociais chinesas, mostram uma aeronave bastante similar ao AW609, da italiana Leonardo. Por ora, o governo chinês não confirmou os objetivos e características da aeronave, que pode ser empregada tanto para fins militares quanto civis.
Ao contrário de projetos anteriores – como o Bell Boeing V-22 e o Leonardo AW609 – que inclinam toda a nacele do motor junto com as hélices, o protótipo chinês adota um sistema em que apenas as hélices giram verticalmente, enquanto os motores permanecem fixos nas extremidades das asas. O conceito é relativamente similar ao adotado por alguns modelos de eVTOL, onde apenas o conjunto de hélices movimenta.
Segundo especialistas, essa configuração pode simplificar o projeto, ainda que exija um robusto e complexo sistema de eixos e caixas de redução. Ainda assim, pode permitir um conjunto mais leve e de manutenção mais rápida.
O conceito se aproxima do Bell MV-75, em desenvolvimento para o programa Future Long-Range Assault Aircraft (FLRAA) do Exército dos Estados Unidos, que deve entrar em operação em 2030.
Assim como no FLRAA, o tiltrotor chinês busca combinar capacidade de transporte com maior alcance e velocidade que helicópteros convencionais.
Embora não tenha sido divulgada designação oficial nem registro da aeronave, analistas avaliam que o projeto pode servir tanto como demonstrador tecnológico quanto como plataforma real em fase avançada de ensaios em voo e voltado para o transporte militar.
Nos Estados Unidos, o V-22 já ampliou o raio de ação dos fuzileiros navais a partir de navios de assalto. A introdução de um tiltrotor na aviação chinesa teria efeito semelhante, aumentando a capacidade de projeção de forças a partir da frota crescente de navios de assalto da marinha.
A China vem investindo na modernização de sua aviação de asa rotativa e na ampliação de meios navais de assalto. A adoção de um tiltrotor pela AVIC seria um passo relevante na integração de operações aéreas e marítimas de longo alcance.