O design do C949 visa reduzir o ruído dos voos supersônicos, possibilitando operações em áreas terrestres sem estrondo sônico
Por Gabriel Benevides Publicado em 07/04/2025, às 16h08
A fabricante estatal chinesa COMAC publicou um artigo acadêmico apresentando um esboço para o desenvolvimento do jato supersônico C949. O modelo é projetado para alcançar velocidades de até Mach 1,6 (aproximadamente 1.975 km/h) e tem uma autonomia de voo de cerca de 10.880 km, sendo 50% maior do que a do Concorde.
Além disso, o projeto do C949 inclui soluções aerodinâmicas para reduzir o impacto sonoro dos voos supersônicos. A fuselagem central, que tem um formato curvo, e o nariz alongado em forma de agulha foram pensados para diminuir as ondas de choque que causam o estrondo sônico.
De acordo com a COMAC, essas características podem limitar o nível de ruído a 83,9 decibéis, o que é “comparável ao som de um secador de cabelo”, permitindo que o avião opere sobre áreas terrestres sem causar grandes perturbações.
Com capacidade estimada entre 28 e 48 passageiros, a aeronave é voltada para rotas de longa distância. A expectativa é de que o modelo possa realizar a ligação entre Xangai e Los Angeles em cerca de cinco horas.
O desenvolvimento do C949 insere a China na disputa global por aeronaves comerciais supersônicas de nova geração. A COMAC busca atender às regulamentações internacionais sobre voos em velocidade supersônica sobre áreas habitadas, com foco na redução do impacto ambiental e sonoro. O projeto coloca o país asiático ao lado de iniciativas como a da norte-americana Boom Supersonic.