O segundo avião-radar deverá ser entregue no Chile até amanhã (29) e uma terceira será fonte de peças de reposição
Por André Magalhães Publicado em 28/07/2022, às 14h35
Na última quarta-feira (27), a Força Aérea do Chile (Fach) recebeu seu primeiro avião-radar E-3D Sentry, que foi operado pela Real Força Aérea Britânica (Royal Air Force). O avião pousou na II Brigada Aérea, na Base Aérea de Pudahuel, localizada no aeroporto internacional de Santiago (SCL).
🔵AHORA | 🛩️ para la #FACh
— Fuerza Aérea de Chile (@FACh_Chile) July 27, 2022
Boeing E-3D Sentry, 1ª de dos aeronaves de alerta temprana con capacidades de vigilancia, exploración, reconocimiento aeroespacial y mando y control aéreo, aterriza en la IIª Brigada Aérea #FACh. pic.twitter.com/uRrcHP4NkR
Em fevereiro, foi confirmada a compra chilena de três E-3 Sentrey, sendo que o terceiro avião será utilizado como fonte de peças de reposição. Os aviões irão cumprir missões de vigilância, reconhecimento aeroespacial e comando e controle aéreo.
A Fach precisa de um novo avião radar. O país sul-americano tem apenas um EC-707 Cóndor, que foi recebido em 1995, sendo um projeto baseado em um clássico Boeing 707 modificado pela Israel Aircraft Industries (IAI).
Os E-3D Sentry foram aposentados pela Real Força Aérea do Reino Unido em outubro de 2021. Os aviões-radares entraram em serviço em 1991, substituindo os veteranos Avro Shackleton AEW Mk 2.
Na América do Sul, apenas o Chile e o Brasil operam aeronaves com esta estratégica. A Força Aérea Brasileira (FAB) opera o E-99, um Embraer ERJ 145 modificado para missões militares deste tipo.
O segundo avião-radar E-3D Sentry tem previsão de chegada ao Chile nesta sexta-feira (29).