Cerimônia celebra o Dia da Aviação de Caça

Data especial remete a ousada missão de pilotos brasileiros durante a II Guerra Mundial

Por André Magalhães Publicado em 25/04/2023, às 09h10

Cerimônia ocorre tradicionalmente na histórica base aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro - FAB

A base aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, foi palco de uma cerimônia na sexta-feira (21), alusiva aos 78 anos da Aviação de Caça do Brasil, celebrada oficialmente no dia 22 de abril.

O dia foi marcado por homenagens aos veteranos, atuais e ex-íntegrantes do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, bem como pelo desfile aéreo com os novos caças da Força Aérea Brasileira. 

A solenidade reniu militares do alto comando da força aérea, como o comandante da aeronáutica tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, o comandante de preparo, tenente-brigadeiro Sergio Roberto de Almeida, dentre outros oficiais e militares da reserva.

Em solo, foram feitas homenagens aos nove brasileiros mortos na Segunda Guerra Mundial. Ainda houve um desfile de militares da ativa e ex-membros do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, ao som da canção "Carnaval em Veneza".

“Hoje é um dia no qual todos nós somos Jambocks. Parabéns aos integrantes da aguerrida Aviação de Caça! Parabéns, Força Aérea Brasileira! Senta a Púa! Brasil!", ressaltou o comandante da aeronáutica. 

Desfile Aéreo:

A presença dos principais aviões de caça da FAB também foi destaque, em especial aos dois F-39E, já equipados com o sensor de busca infravermelho IRST.

As novas aeronaves realizaram passagens em formação com os F-5M Tiger. Também participaram da ocasião os A-1M AMX e os A-29 Super Tucano.

Data Histórica:

No dia 22 de abril de 1945, no ceús da Itália, os pilotos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça realizaram o recorde de 44 missões em um único dia, abordo dos lendários caças P-47 Thunderbolt. A ousada operação rendeu a esta data como o Dia da Aviação de Caça brasileira.

Ao longo da história, outros modelos de aviões de combate se destacaram na FAB, como: o jato inglês Gloster Meteor, o norte-americano Lockheed F-80, o supersônico francês Mirage III, o também norte-americno F-5, o italiano construído sob licença no Brasil AT-26 Xavante, o ítalo-brasileiro A-1 AMX, o brasileiro A-29 Super Tucano, o francês Mirage 2000 e, por fim, o F-39E (em início operacional).

História FAB Caça Militar f5 aviação de caça Segunda Guerra Mundial Força Aéreo A1 F39 A29

Leia também

Caças da FAB treinam reabastecimento em voo
Mais dois caças F-39 da FAB estão a caminho do Brasil