Aviões cargueiro A400M da força aérea da Turquia foram a Kiev no começo da guerra para evacuar cidadãos turcos
Por André Magalhães Publicado em 28/12/2022, às 08h45
Dois cargueiros Airbus A400M da força aérea da Turquia que estavam retidos na Ucrânia desde o começo da guerra, em fevereiro, retornaram ao país no último dia 21. Os aviões que ficaram impedidos de voltar para casa permaneceram quase um ano paralisados, aguardando uma definição do caso.
As aeronaves haviam voando para a Ucrânia em 24 de fevereiro, no mesmo dia da invasão russa, e tinham como missão entregar suprimentos humanitários e evacuar cidadãos turcos.
Mas, devido o espaço aéreo constestado, com elevado risco de ataque a aviões, com constantes ataques aéreos de Moscou, somado as operações pontuais da própria força aérea ucranianas, os cargueiros turcos não puderam decolar de volta para casa.
Ancara foi um dos países que mais ajudou a Ucrânia com o envio de material bélico, em destaque os drones Bayraktar TB2, que tiveram um significativo sucesso em ataques contra posições russas.
Curiosamente, o governo turco se aproximou estratégicamente de Moscou nos últimos anos, inclusive com a compra de sistemas de defesa antiáereos.
Por ora, não foi divulgado o estado geral dos A400M, que tiveram vários meses estacionados e sem qualquer tipo de inspeção ou revisão.