Carga tributária do setor aéreo brasileiro pode mais que triplicar

A carga tributária irá aumentar até 270% com a exclusão da aviação comercial do regime especial de tributação

Por Marcel Cardoso Publicado em 19/12/2023, às 08h31

A Abear alertou que haverá uma despesa adicional de R$ 11,1 bilhões por ano para as companhias aéreas - Inframerica/Fernando Leite

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas lamentou ontem (18) a exclusão do transporte aéreo regular de passageiros da lista de atividades econômicas sujeitas ao regime especial de tributação, após a aprovação da reforma tributária, na última semana, pelo Congresso Nacional.

Um estudo contratado pelo setor aéreo a uma empresa de consultoria mostrou que tal decisão pode gerar um aumento de 270% na carga tributária do setor, ou o equivalente a uma despesa adicional de R$ 11,1 bilhões por ano.

A manutenção era um passo fundamental para garantir um tratamento isonômico e a neutralidade tributária, mantendo a carga tributária vigente, para poder dar continuidade ao processo de retomada da aviação registrada ao longo de 2023”, disse a Abear, em nota.

Projeto Voa Brasil

Por outro lado, no mesmo dia, as companhias aéreas anunciaram, em coletiva no Ministério dos Portos e Aeroportos, as suas medidas para 2024, no tocante ao projeto Voa Brasil, que visa oferecer tarifas aéreas mais baixas para ampliar o acesso aos voos comerciais.

A Azul Linhas Aéreas garantiu que irá comercializar 10 milhões de assentos até R$ 799, além de marcação de assento e bagagem despachada para compras realizadas de última hora. 

Já a Gol Linhas Aéreas irá disponibilizar 15 milhões de assentos com preço de até R$ 699, além de oferecer promoções especiais e, com mais de 21 dias de antecedência, preços entre R$ 600 e R$ 800.

Por sua vez, a Latam Airlines disse que ofertará dez mil assentos a mais por dia, e fará um destino, semanalmente, com tarifa abaixo de R$ 199, além de promover mudanças no programa de fidelidade, sem validade para utilização.

Azul Latam Gol Abear Companhias Aéreas Setor Aéreo Reforma Tributária carga tributária Voa Brasil

Leia também

Abear participou de lançamento de programa de crédito para o turismo
Reforma tributária poderá aumentar impostos para as companhias aéreas