Os dois A330 do Canadá vão passar pelo mesmo processo de modificação do padrão MRTT adotado pela FAB
Por André Magalhães Publicado em 15/07/2022, às 10h15
O governo do Canadá finalizou o contrato para adquirir dois Airbus A330-200 MRTT para substituir os antigos CC-150 Polaris (A310) na missões de transporte e reabastecimento em voo (REVO).
O contrato de aquisição e preparação dos dois aviões foi concedido à International AirFinance Corporation (IAFC), sendo avaliado em US$ 102 milhões, ligeiramente superior ao valor pago pelo Brasil em dois aviões similares. Os dois A330 adquiridos pelo Canadá foram construídos em 2015, e serão agora escolhidos pela IAFC e aprovados pelas autoridades canadenses.
"Essas duas aeronaves A330-200 usadas, fabricadas em 2015, estão sendo adquiridas com o melhor custo-benefício para os canadenses e atenderão aos requisitos da Royal Canadian Air Force nas próximas décadas", afirmou o Departamento de Defesa do Canadá.
No caso canadense é esperado que as aeronaves estejam disponíveis em 2023 e iniciem os voos de transporte de cargas e passageiros, incluindo autoridades como o Primeiro-ministro, governador-geral, entre outros.
Da mesma forma que serão feitos com os A330 da FAB, os aviões canadenses serão posteriormente modificados pela Airbus Defence and Space para as especificações militares necessárias para servir como aeronaves multifunção, dentro do padrão Multi-Role Tanker Transport (MRTT) que possibilitará a aeronave a realizar missões de REVO, e transporte de cargas, passageiros, soldados e enfermos.
“O governo do Canadá está comprometido em fornecer às forças armadas canadenses o equipamento de que precisam com a melhor relação custo-benefício. Estamos ansiosos para aceitar essas duas aeronaves, pois elas representam um primeiro passo importante para substituir a capacidade atualmente fornecida pela frota CC150 Polaris", destacou Anita Anand, ministra da Defesa do Canadá.
Por 30 anos, a Real Força Aérea do Canadá utilizou o CC-150 Polaris nas missões de reabastecimento em voo dos caças e demais aeronaves da frota da força aérea.
"Essa capacidade foi amplamente utilizada em casa e no exterior, inclusive na Operação IMPACT, onde entregou mais de 65 milhões de libras de combustível para aeronaves da coalizão", publicou o ministério da Defesa do Canadá.
Este projeto faz parte da Iniciativa nº 47 da política de defesa do Canadá, chamada de Strong, Secure, Engaged (SSE) e renovará a capacidade de reabastecimento em voo e de transporte da força aérea. A substituição dos aviões de transporte e tanques está dentro do chamado Strategic Tanker Transport Capability (STTC).
"O projeto STTC, dentro de seu escopo atualmente aprovado, adquirirá aeronaves suficientes para fornecer à RCAF [Força Aérea Real do Canadá] três linhas contínuas de tarefas para cumprir a política de defesa do Canadá: defender os canadenses; cumprir os compromissos do NORAD e da OTAN; e permitir que nossas forças armadas continuem a contribuir para a paz e a estabilidade no exterior através de suas operações", afirmou Departamento de Defesa do Canadá em nota.
Segundo o Departamento de Defesa, os A330 MRTT serão equipados para transportar um grande número de militares e seus equipamentos em apoio às operações no Canadá, inclusive nas regiões do Ártico, e qualquer parte do mundo, ampliando a atual capacidade de transporte fornecida pelo CC-177 Globemaster e CC-130J Hercules.