Caças russos interceptam aeronaves militares da França e dos EUA

Interceptação acontece em maio as tensões envolvendo a Rússia e a Otan

Por André Magalhães Publicado em 11/12/2021, às 09h35

Interceptações rusas sobre o Mar Negro estão se tornando frequentes  | Foto: MoD russo 

Caças Su-27 Flanker da Rússia, interceptaram aeronaves militares francesas e norte-americanas na região do Mar Negro, nesta quinta-feira (9).

De acordo com a mídia estatal TASS, “os sistemas russos de controle do espaço aéreo detectaram alvos aéreos voando em direção à fronteira russa e sobre águas internacionais no Mar Negro”.

Entre as aeronaves interceptadas estavam dois caças Mirage 2000, um Rafale e um A300 MRTT, ambos franceses. Além disso, aeronaves de reconhecimento CL-600 Artemis e RC-135 dos Estados Unidos também foram interceptadas . No último dia 3 de dezembro, aeronaves dos EUA também foram acompanhadas por caças russos. 

Os três caças Su-27 envolvidos acompanharam as aeronaves militares até uma distância segura do espaço aéreo russo.

Essa interceptação acontece em meio as tensões entre a Rússia, Ucrânia e a Organização das Nações Unidas (Otan). Os ucranianos e as nações da Otan, temem que os russos possam invadir o país vizinho.

Os russos informaram que não querem uma maior aproximação da Otan à fronteira russa, isso porque, de acordo com Moscou, possíveis mísseis balísticos instalados na Ucrânia poderiam chegar em importantes alvos russos.

 

aeronave notícias de aviação avião aviação Rafale França EUA Rússia Otan Mirage 2000 su27