Caças Eurofighter Typhoon e F-15E Strike Eagle coordenaram ataques à fragata desativada durante treinamento
Por André Magalhães Publicado em 27/09/2022, às 12h00
Uma missão de treinamento binacional envolveu o disparo real contra um navio desativado nos Estados Unidos.
Os caças britânicos Eurofighter Typhoon e os F-15E Strike Eagle norte-americanos realizaram missões de coordenação aérea e naval, atingindo a fragata descomissionada USS Boone.
O treinamento de tiro real contou ainda com a participação do navio de guerra USS Arleigh Burke e de um avião patrulha P-8 Poseidon, ambos da Marinha dos Estados Unidos (US Navy).
Os caças ingleses lançaram munições de alta precisão Paveway IV, que são guiados por mira laser. Um helicóptero britânico Wildcat foi responsável por "travar o alvo" com seu pod de mira a laser, oferecendo o ponto exato do impacto para o Paveway IV.
"Extensos preparativos ocorreram com muitos meses de antecedência para garantir que o exercício fosse conduzido de maneira segura e compatível com o meio ambiente, incluindo a remoção de materiais tóxicos e poluentes do navio dos EUA antes que ele pudesse ser usado como alvo dessa maneira", publicou a Royal Air Force (a marinha do Reino Unido).
Treinamentos em conjunto entre Estados Unidos e Reino Unido são comuns e ocorrem várias vezes ao ano. Um dos últimos, e o de maior destaque, foi o exercício Pitch Black, que aconteceu na Austrália e reuniu 17 nações aliadas e mais de 100 aeronaves.