Caças Gripen são incorporados à FAB em data histórica

Cerimônia da aviação de caça ainda teve o anúncio da aquisição de mais quatro caças Gripen

Por André Magalhães Publicado em 22/04/2022, às 16h25

Gripen E serão os caça mais modernos já operados no Brasil - Saab do Brasil

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 22 de abril, a cerimônia alusiva ao Dia da Aviação de Caça, na base aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, do comandante da Aeronáutica, Baptista Junior, do ministro da Defesa, Paulo Sérgio e de demais autoridades do alto comando das forças armadas e convidados civis.

Durante o evento, foram feitas premiações aos pilotos da FAB que mais tiveram destaque em 2021. Além disso, houve a imposição da medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura, famoso piloto brasileiro que lutou durante a 2º Guerra Mundial. 

O momento de maior destaque foi a incorporação dos dois primeiros F-39E Gripen à FAB. Os caças, que chegaram ao Brasil no começo do mês, realizaram sobrevoos na base aérea juntamente com caças F-5EM – que serão substituídos gradualmente pelos Gripen.

Após os voos, os Gripen pousaram e receberam o batismo (banho de champanhe) pelo presidente, pelo comandante da aeronáutica e pelo ministro da defesa, marcando assim o início da incorporação à aviação de caça.

Neste momento, as duas primeiras aeronaves F-39 Gripen são incorporadas à Aviação de Caça Brasileira.#FAB #AviaçãoDeCaça #AsasQueProtegemOPaís #Defender #SentaAPúa pic.twitter.com/Y1EFC5Q6xN

— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) April 22, 2022

Na data 22 de abril, se comemra o Dia da Aviação de Caça – isso pelo motivo que pilotos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (baseado em Santa Cruz) realizaram impressionantes 44 surtidas na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

Fechando a cerimônia, teve uma apresentação operacional de aeronaves A-29 Super Tucano, F-5EM e A-1M AMX. Os caças empregaram táticas de ataques ar-solo em alvos, utilizando bombas de 250 kg e tiro de seus canhões.

Futuro dos Gripen na FAB:

Um anúncio surpresa foi feito no evento, durante o discurso do comandante Baptista Junior, foi revelado que o presidente Jair Bolsonaro autorizou a aquisição de mais quatro Gripen, elevando assim de 36 para 40 unidades.

Os primeiros F-39E estão em testes em Gavião Peixoto, São Paulo, tendo em vista que irão obter o Certificado de Tipo Militar, isto será feito por pilotos de prova da FAB, da Embraer e da Saab.

Em 2020, chegou ao Brasil o Gripen F-39E FAB 4100, a aeronave está em meio a ensaios em voo no estado de São Paulo - FAB / Bianca

 

Com este certificado os F-39E terão a licença operacional inicial e irão para seu novo lar, a base aérea de Anápolis, Goiás. Na base do planalto central os aviões serão operados pelo 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) - Esquadrão Jaguar.

Em um acordo, assinado em 2014, foram comprados 36 caças F-39E/F. Sendo que serão 28 modelos F-39E (monoposto) e oito F-39F (biposto).

Um dos destaques deste acordo é a participação do Brasil no desenvolvimento das aeronaves, tanto que os modelos bipostos serão montados em território nacional.

aeronave notícias de aviação avião aviação FAB Brasil Gripen Saab aviação de caça

Leia também

Pilotos da FAB detalham como foi pilotar os caças Gripen
Gripen é acionado após caças russos invadirem a Suécia