Caças F-16 dos Estados Unidos chegam à Polônia para missão da Otan

Treinamentos com aeronaves belgas e polonesas também serão realizados

Por André Magalhães Publicado em 10/01/2022, às 16h25

Os F-16 dos Estados Unidos irão atuar com aeronaves de outras forças aéreas | Foto: U.s Airforce / Ali Stewart

Caças F-16 Fighting Falcon dos Estados Unidos pousaram na base aérea de Lask, na Polônia, no dia 4 de janeiro. Os aviões irão realizar missões de policiamento aéreo nas regiões de Siauliai, Lituânia e Estônia, tais missões são coordenadas pela Organização do Tratado do Atântico Norte (Otan).

Os F-16 chegaram que chegaram à base polonesa na semana passada são pertecentes ao 480º Esquadrão de Caça, sediados na base aérea de Spangdahlem, na Alemanha.

"Os caças suplementares dos EUA fornecerão capacidades aprimoradas na região e demonstrarão uma integração perfeita com o Báltico de longa data e com missões aprimoradas de policiamento aéreo", Joel Carey, subchefe de operações do Estado-Maior do Comando Aéreo Aliado.

Além disso, os aviões norte-americanos se juntarão aos caças belgas e poloneses para praticarem manobras avançadas e reforçar o laço entre os aliados.

"Essas implantações demonstram a capacidade da aliança de implantar ativos de maneira rápida e eficaz em regiões vitais para garantir parceiros e proteger o espaço aéreo aliado",enfatiza Carey.

Países do leste europeu como a Polônia e Ucrânia estão se aproximando cada vez mais dos Estados Unidos e, com isso, estão adquirindo produtos bélicos de origem norte-americana. É o caso da Polônia que já opera algumas unidades do F-16 e também está adquirindo o furtivo Lockheed Martin F-35A.

 

aeronave notícias de aviação avião aviação Lockheed Martin EUA Otan F-16 Polônia Treinamento Militar