Exercício binacional também envolveu voos na região no Mar Negro
Por André Magalhães Publicado em 12/11/2021, às 15h35
Equipes norte-americanas e búlgaras, com os respectivos caças F-15, Mig-29 e L-39, em segundo plano - Foto; Força Aérea Búlgara
A força aérea dos EUA (Usaf) realizou, no mês passado, um treinamento com a força aérea da Bulgária, os caças F-15 Strike Eagle voaram em conjunto com caças Mig-29 búlgaros.
As operações fizeram parte do exercício Castle Forge, um dos locais de treino foi na região do Mar Negro.
“Além do benefício de treinar em locais diferentes com geografia diferente daquela que experimentamos nos Estados Unidos, trabalhar na Europa com nossos aliados da OTAN também nos dá a oportunidade de treinar para o Agile Combat Employment,” disse o tenente-coronel Harry da Usaf.
A base aérea de apoio foi a Larrisa, na Grécia e a Borcea, na Romênia. Os Strikes Eagle, são pertencentes ao 366º Esquadrão de Caça da 4º Ala de caça, que é sediado na base aérea de Seymour Johnson, na Carolina do Norte.
“A OTAN é uma aliança multinacional e exercícios como Castle Forge mostram que podemos trabalhar lado a lado seguindo padrões comuns e, em última análise, fornece um poder aéreo altamente capaz nesta região chave”, disse o capitão da força aérea búlgara Jordan Tonev, piloto de MiG-29.
Além dos caças Mig-29, caças de ataque ar-solo SU-25 também participaram do exercício binacional.