Caças e pilotos da FAB se reúnem para celebrar o Dia da Aviação de Caça

Mês de abril é histórico para nossa força aérea devido as missões de pilotos brasileiros na Segunda Guerra Mundial

Por André Magalhães Publicado em 20/04/2022, às 10h10

Os dias 22 de Abril e 23 de Outubro (Dia do Aviador e da FAB) são as datas magnas da força aérea - FAB / Wilhan Campos

Caças da Força Aérea Brasileira (FAB) estão reunidos no berço da aviação de caça do Brasil, a base aérea de Santa Cruz, Rio de Janeiro.

Os aviões e militares participam da Reunião da Aviação de Caça (RAC), tradicional evento da força aérea que reúne aeronaves e pilotos desta típica aviação de defesa aérea.

Em uma foto compartilhada pelo próprio comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Bapista Junior, é possível ver mais de 50 aeronaves em frente ao hangar do Zepellin, clássico monumento da histórica base.

Entre as aeronaves, destacam-se os caças: F-5M Tiger II, A-1M AMX e os A-29 Super Tucano. Cada aeronave da força aérea tem suas respectivas missões. Os Super Tucano, por exemplo, realizam operações contra o tráfico de drogas nas fronieras do país.

No solo sagrado da Base Aérea de Santa Cruz, berço da Aviação de Caça e ninho dos Jambocks que combateram nos céus da Itália, a presença marcante de 50 aeronaves de guerra e do imponente hangar do Zeppelin.#SemanaDaCaça pic.twitter.com/nSUV5NEbCJ

— Brigadeiro Baptista Jr (@CBaptistaJr) April 20, 2022

Não é por acaso que isto acontece tradicionalmente em abril. No dia 22 de abril, é comemorado o Dia da Aviação de Caça – isso pelo motivo que pilotos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (baseado em Santa Cruz) realizaram impressionantes 44 surtidas na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

Pilotos da FAB voaram nos icônicos P-47 Thunderbolt nos céus da Itália - FAB / Arquivo

 

Na sexta-feira (22), será realizado a cerimônia alusiva ao Dia da Aviação de Caça, neste dia um fato histórico para a FAB irá acontecer: a incorporação dos primeiros vetores de caça F-39E Gripen.

Os caças FAB 4101 e FAB 4102, que chegaram ao Brasil no início do mês, receberão o batismo operacional, marcando o início da integração das aeronaves à aviação de caça brasileira.

O evento contará com presença do Presidente da República Jair Bolsonaro, de demais autoridades do alto escalão da FAB, da Marinha e do Exército, além de veteranos (ex-militares) e convidados civis. Também procederá a imposição da medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura – famoso aviador brasileiro que lutou durante a guerra mundial.

Futuro da caça brasileira:

Os caças estão baseados no Centro de Ensaios em Voo do Gripen em Gavião Peixoto, São Paulo. Lá as aeronaves passarão por testes para obter o Certificado de Tipo Militar, isto será feito por pilotos de prova da FAB, da Embraer e da Saab. Com este certificado, os F-39E terão a licença operacional inicial.

Primeiro voo dos F-39E Gripen no Brasil foi comandados por pilotos de prova da FAB - Saab

 

Depois desta fase em São Paulo, os aviões irão para seu novo lar, a base aérea de Anápolis, Goiás, onde serão operados pelo 1º Grupo de Defesa Aérea – Esquadrão Jaguar.

Ao todo, o Brasil terá 36 unidades do Gripen F-39E/F, de um acordo assinado em 2014. Serão 28 modelos F-39E (monoposto) e oito F-39F (biposto). Um dos destaques deste acordo é a participação do Brasil no desenvolvimento das aeornaves, tanto que os modelos bipostos serão montados em território nacional.

aeronave avião aviação FAB Brasil Caça Notícias Gripen Segunda Guerra Mundial Histórica

Leia também

FAB assina contrato com a Azul para a compra de dois A330
FAB inicia desativação de seus lendários caças F-5 Tiger II