A Garmin vai fornecer a suíte de aviônicos G3000 para modernização dos caças F-5N usados em treinamento avançado nos EUA
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 13/09/2022, às 18h30
Os caças F-5 dos Estados Unidos serão modernizados com a suíte de aviônicos Garmin 3000, similar a utilizada em jatos de negócios.
O Departamento de Defesa (DoD, na sigla em inglês) anunciou que a Garmin será a responsável pela modernização dos cockpit dos caças F-5N+ e F-5F+, dentro do programa de Reconfiguração de Aviônicos e Aprimoramento/Modernização Tática para Padronização de Inventário (Artemis).
O projeto será conduzido pela Tactical Air Support, que em parceria com a Garmin vai integrar a suíte G3000 aos seus caças F-5, fornecendo assim um novo grau de experiencias aos pilotos das aeronaves adversárias, usadas durante voos de treinamento de pilotos.
A arquitetura aberta da plataforma G3000, que é uma suíte de aviônicos comercial de prateleira (COTS) suporta a integração com uma ampla gama de equipamentos de missão, incluindo sensores militares, monitores montados em capacete e sistemas avançados de radar. O sistema é basicamente o mesmo usado em aviões civis, reduzindo assim os custos, ao mesmo tempo que amplia a capacidade dos jatos e a consciência situacional dos pilotos.
A modernização prevê o uso de um display de grande área e dois controladores com função sensível ao toque. Essas atualizações trazem sistemas de segurança modernos e novos recursos táticos, além de resolver problemas de obsolescência e confiabilidade de peças dentro do sistema aviônico existente.
A atualização, chamada de F-5 Advanced Tiger, permitirá empregar os aviões em funções de treinamento de “agressores”, atuando como caça tático multifuncional e aeronave de ataque supersônico que, nessa função, fornecerá treinamento de combate ar-ar, treinamento de apoio aéreo aproximado, desenvolvimento tático e suporte de avaliação, dentro dos novos requisitos dos militares norte-americanos.
“É uma honra fazer parceria com a Tactical Air e ter nosso versátil cockpit G3000 escolhido para o contrato ARTEMIS do Departamento de Defesa”, disse Carl Wolf, vice-presidente de vendas e marketing de aviação da Garmin.
A Tactical Air integrou o computador de missão L3Harris ForceX com uma ampla gama de sensores militares, equipamentos de comunicação e sistemas de armas na IHM, que agora serão exibidos e controlados em uma tela sensível ao toque G3000.
“O convés de voo integrado da Garmin nos deu uma excelente solução COTS para a frota recém adquirida de F-5 da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais para torná-los um caça adversário ainda mais capaz para nossos aviadores treinarem”, disse RC Thompson, CEO da Tactical Air.