Diversas aeronaves militares da Usaf tiveram que evacuar suas bases da Florida e migrar para locais seguros
Por André Magalhães Publicado em 30/09/2022, às 13h20
As principais aeronaves militares dos Estados Unidos baseadas na Flórida foram retiradas de suas respectivas bases aéreas por causa do furacão Ian, que tem assolado a região nesta semana.
A base de Eglin retirou 25 caças de quinta geração F-35A e os enviou para a base aérea Barksdale, no estado de Louisiana. A base estava dentro da área que poderia receber a classe 5 do furacão, com ventos destrutivos.
The space station will fly over #HurricaneIan today at 3pm ET and on Thursday at 2:10pm. Tune in to @NASA TV to see live views of the storm from Earth orbit. https://t.co/yuOTrZ4Jut pic.twitter.com/ASNne3kjpP
— International Space Station (@Space_Station) September 28, 2022
A base MacDill, distante 6,5 quilômetros de Tampa, também foi evacuada com as aeronaves partindo para outras localidades que oferecem maior segurança.
Já a instalação de Hurlburt Field, localizada no Condado de Okaloosa, próximo de Pensacola, evacou todas suas aeronaves, entre elas seus CV-22, AC-130J, drones MQ-9, U-28A e MC-130H.
Por causa do histórico de furação que antinge esta região dos Estados Unidos, algumas bases ficam prontas para receber pessoal e aeronaves em situação de evacuação, como Maxwell, no Alabama, Moody e Warner-Robins, ambas na Geórgia.
Contudo, já houve casos de prejuízos a aeronaves. Em 2018, o furacão Michael, de classe 5, atingiu o estado da Flórida e em especial a base aérea Tyndall, e acabou danificando seriamente cerca de dezessete F-22 Raptor, que estavam passando por manutenção e não puderam deixar a base.