Caças da Otan interceptam aeronaves russas sobre os mares báltico e negro

Caças da França, Espanha, Dinamarca foram destacados para interceptar aeronaves russas

Por André Magalhães Publicado em 29/04/2022, às 08h10

Caças da Otan estão em prontidão em bases da aliança espalhadas em áreas de interesse - Força Aérea Francesa.

Caças de forças aéreas aliadas da Otan foram acionados várias vezes nos últimos quatros dias para interceptar aeronaves russas que estavam voando próximo ao espaço aéreo da alinaça militar da organização.

Desde terça-feira (26), foi movimentado as ações dos caças da Otan, tendo em vista que aeronaves da Polônia, Dinamarca, França e Espanha ficaram de sobreaviso no alerta de das bases e decolarem para averiguarem os aviões sobre o Mar Báltico.

“Os aliados destacados do norte ao sul da Europa permanecem unificados em apoio à missão de policiamento aéreo da OTAN”, disse o major-general Jörg Lebert, chefe do Estado-Maior do Comando Aéreo Aliado.

Já na região do Mar Negro, caças do Reino Unido e Romênia foram acionados para investigar de perto os aviões russos na região.

"As aeronaves militares russas geralmente não transmitem um código de transponder indicando sua posição e altitude, não arquivam um plano de voo ou não se comunicam com os controladores de tráfego aéreo, representando um risco potencial para os aviões civis", diz a nota da Otan.

Allied fighters from 🇵🇱🇩🇰🇫🇷🇪🇸 in the Baltic Sea region and 🇷🇴🇬🇧 in the Black Sea region have scrambled multiple times over the past four days in response to Russian 🇷🇺 aircraft near Alliance airspace

Read more: https://t.co/0K7LCZ2V9A pic.twitter.com/E6SxD4eYUK

— NATO Air Command (@NATO_AIRCOM) April 29, 2022

Interceptações por parte da Otan em relação a aeronaves russas não são raras, só no ano passado foram mais de 350 engajamentos para averiguar a procedência de aeronaves hostis, sendo que, de acordo com a aliança, cerca de 80 % foi para identificar aviões provenientes de Moscou.

Devemos levar em consideração que tudo isso acontece em meio ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que está no segundo mês de duração. Países da Otan e outros parceiros têm enviados armas pesadas para os militares ucranianos e isto em nada tem agradado o Kremelin.

 

aeronave notícias de aviação avião aviação Rússia Otan Caças Tensão Interceptação guerra Crise

Leia também

Caças da Noruega e do Reino Unido interceptam bombardeiros russos
Rastreio de aeronaves por radares russos intensificam tensões com a Otan