Caças da FAB participam de operação aérea no Chile

Exercício Salistre 2022 acontece no Chile e conta com participação de diversas forças aéreas, inclusive da FAB com caças F-5M

Por André Magalhães Publicado em 10/10/2022, às 08h50

Última edição da Salistre foi em 2014 - FACH

A Força Aérea Brasileira (FAB) está participando edição 2022 do exercício aéreo multinacional Salistre, que acontece no Chile. Os aviões brasileiros pousaram na base aérea de Cerro Moreno, em Antofogasta, região a norte do país, no sábado (8). A operação se estenderá até o dia 22 de outubro.

O Brasil participa do treinamento com seis caças F-5EM, um cargueiro KC-390 Millennium e com o novo Airbus KC-30 (FAB 2901) e comitiva conta com aproximadamente 75 militares.

Ejercicio #Salitre2022
Integrantes de la @FuerzaAerea_Arg y @fab_oficial ya se encuentran en 🇨🇱 junto a sus aeronaves para dar inicio en la Vª Brigada Aérea #FACh, a un importante ejercicio aéreo multinacional combinado. pic.twitter.com/5HHCzdixsc

— Fuerza Aérea de Chile (@FACh_Chile) October 9, 2022

"A delegação brasileira integrará a Fase de Execução do Exercício, onde as tripulações utilizarão os meios aéreos em uma situação fictícia que busca aumentar a interoperabilidade das Forças Aéreas participantes, por meio da prática de procedimentos comuns sob os regulamentos da OTAN", publicou a Força Aérea Chilena em nota oficial.

Além do Brasil, participam do exercício a Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Chile (anfitrião) e outros países que estão como observadores.

A Salistre teve sua última edição em 2014, enquanto sua primeira edição ocorreu em 2004, desde o início focada nas operações da aviação de caça entre países aliados, sobre tudo os vizinhos.

Saiba Mais...

No Brasil há um grande exercício semelhante, trata-se da Cruzex, que reúne países aliados para um treinamento com vários objetivos específicos.

A última edição foi em 2018, na base aérea de Parnamirim, Rio Grande do Norte. A operação teve participação do Uuguai ,Chile, Peru, Estados Unidos, Canadá, França e Brasil, além de algumas nações observadoras.

Argentina FAB Airbus Caças Estados Unidos Chile KC-390 KC-30 F-5EM Salistre Treinamento Aéreo

Leia também

Caça da FAB é encontrado após 40 anos
Aviação de caça brasileira comemora hoje 76 anos