Exercício Tiger Nato Meet chama a atenção pelas as pinturas de tigre nas aeronaves participantes
Por André Magalhães Publicado em 06/05/2022, às 14h20
Caças de forças da aliança militar da Otan irão se reunir na base aérea de Araxos, Grécia, de 9 a 20 de maio, para participarem do tradional exercício aéreo NATO Meet Tiger 2022, que tem como destaque as belas pinturas do felino asiático nos aviões.
A edição deste ano será realizada pela primeira vez na base da Força Aérea Helênica (grega), sob responsabilidade do Esquadrão 335.
"A realização de treinamento conjunto de alta intensidade com colegas de diferentes nações é essencial para aprimorar nossas habilidades e construir um entendimento coletivo para a execução das operações aéreas", disse Ntanos Ioannis, comandante do 335.
O Tiger Meet foi criado em 1960 e consiste em uma assosiação de esquadrões que realizam um grande treinamento em conjunto aprimorando técnicas e fortalecendo laços entre os membros participantes.
This multinational @NATO Tiger Meet provides a unique opportunity to all participants, offering high quality operational training under the concept 'Train as you Fight.
— NATO Air Command (@NATO_AIRCOM) May 6, 2022
Read more: https://t.co/iIj8nc0Iqc@CzechiaNATO @SwitzerlandNato @AustriaatNATO pic.twitter.com/sNdireNzuj
Para além do treinamento tático em si, as pinturas são o destaque do Tiger Meet, as equipes de solo se esforçam para apresentar diferentes esquemas de cores referentes aos felinos a cada ano.
A edição deste ano deverá contar com mais de 60 caças, helicópteros, aeronaves Alerta aéreo antencipado (Awacs) e 1.000 militares de forças aliadas e parceiras da organização militar ocidental.
Entre os aviões participantes estão: Eurofighter Typhoon, Rafale (B,C e M, F-16 (A,B,C e D),EF-18 Hornet. Bem como os helicópteros Mi-24 (República Tcheca) e os aviões Awacs E-3.