Cinco drones norte-coreanos cruzaram a fronteira e a força aérea sul-coreana tentava impedir a ação quando um de seus caças caiu
Por André Magalhães Publicado em 26/12/2022, às 14h55
Um caça leve KA-1, da força aérea sul-coreana, caiu hoje (26), logo após a decolagem no condado de Hoengseong, nordeste do país. O avião tinha como missão interceptar drones norte-coreanos.
Ambos os pilotos conseguiram ejetar com segurança e foram resgatados, sendo levados que até a um hospital local. As autoridades da Coreia do Sul irão investigar as causas do acidente com o avião de fabricação nacional.
O pequeno avião turboélice é produzido pela Korea Aerospace Industries (KAI), sendo utilizado no treinamento e ataque leve.
#Insolito
— la exocet 🚀 (@pampaIIIpelis) December 26, 2022
Primer combate aereo entre un enjambre de Drones de #KoreadelNorte🇰🇵 y aviones ligeros KA-1 de #CoreadelSur🇰🇷 dejo un caza y varios drones deribados .
El futuro llego😑 pic.twitter.com/51dgdjbwgf
A queda do KA-1 ocorre no mesmo dia que drones norte-coreanos sobrevoaram vários locais, inclusive os arredores da capital Seul.
Segundo o site ABC.net, a defesa sul-coreana teria disparado mais de 100 tiros, mas nenhum drone foi abatido. As autoridades e militares não comentaram o caso.
As tensões entre as Coreias aumentou no final deste ano, principalmente pelos testes de mísseis intercontinentais de Pyongyang e pelos treinamentos militares entre Seul e Washington.