Caça produzido na Índia realizou testes em novo porta-aviões

Além do LCA, produzido na Índia, um caça MiG-29K também realizou testes no porta-aviões INS Vikrant

Por André Magalhães Publicado em 07/02/2023, às 09h25 - Atualizado às 11h15

A Índia também investe na produção nacional de aeronaves militares - Ministério da Defesa Indiano

O caça indiano HAL Light Combat Aircraft (LCA) e o MiG-29K, ambos de versão naval, realizaram operações inéditas de decolagem e pouso no mais novo porta-aviões da marinha da Índia, INS Vikrant, o primeiro produzido no país.

Os testes ocorreram no Mar Arábico e o responsável pela operação do caça protótipo LCA foi o piloto de testes, Commodore Shivnath Dahiya. O avião iniciará uma série de ensaios no navio aerodrómo.

'Championing self-reliance: #Indigenous all the way

Watch the proud moment as #India's 🇮🇳indigenous #LCA 🛩️ makes maiden landing onboard #INSVikrant #R11#FutureProof Force@DefenceMinIndia@indianNavy @AmritMahotsav @HALHQBLR pic.twitter.com/RUZCvpy7DN

— IN (@IndiannavyMedia) February 7, 2023

Além do LCA, um caça MiG-29K também realizou operações no local. O caça já é empregado em operações em outro porta-aviões da esquadra indiana, o Vikramaditya.

"O pouso e decolagem bem-sucedidos do LCA no primeiro porta-aviões da Índia é um passo importante para a realização de nossa visão coletiva de AatmaNirbharBharat. O pouso inaugural do Mig-29K também anuncia a integração do caça com INS Vikrant. Parabéns a todos aqueles que fizeram isso acontecer",  disse o almirante e Chefe do Estado-Maior Naval, R. Hari Kumar.

O porta-aviões não utiliza catapulta para o lançamento de aeronaves de asa fixa, mas sim o sistema Stobar, que basicamente é uma rampa, facilitando a decolagem dos aviões. Já o pouso utiliza o tradicional gancho de parada.

MiG-29K landings also on Vikrant today - this will be the primary aircraft deployed on the carrier until, presumably, the Rafale-M is acquired. pic.twitter.com/8AtqVS0vWu

— Vishnu Som (@VishnuNDTV) February 6, 2023

O INS Vikrant, comissionado em setembro de 2022, tem 262 metros de comprimento, 62 metros de largura, desloca aproximadamente 43 mil toneladas e atinge uma velocidade de até 28 nós (50 km/h). A capacidade de tripulação é de 1.600 pessoas, que podem permanecer em alto mar por vários meses.

Na parte operacional, é esperado que a embarcação opere até 30 aeronaves, incluindo caças, helicópteros e outras pequenas aeronaves leves.

Índia Marinha Porta-aviões Testes Naval LCA Mar Árabico MiG29K

Leia também

Embraer negocia vender o Super Tucano para a Índia
Companhia aérea da Índia pode fazer pedido de até 500 aviões