Caça perde canopy em durante voo de instrução nos EUA

Pilotos do T-38 Talon conseguiram retornar e pousar em segurança

Por André Magalhães Publicado em 14/06/2022, às 18h25

Jatos T-38 Talon estão na ativa desde 1959 e em breve serão substituídos - USAF

Um jato treinador T-38C Talon da Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf,na sigla em inglês) perdeu seu canopy durante um voo de instrução, na última segunda-feira (13). Os pilotos conseguiram retonar e pousar em segurança na base aérea de Vence, no Estado de Oklahoma.

Os aviadores, que não tiveram a identidade revelada, não sofreram ferimentos, mas foram encaminhados ao hospital seguindo o protocolo militar.

O canopy do T-38 foi localizado pelas autoridades militares e, tanto a peça quanto o avião, deverão ser vistoriados por meio de uma investigação que vai apurar as causas do incidente.

O T-38C Talon está em sua fase final de vida útil. O jato treinador entrou em serviço em 1959 e chegou a base de Vence em 1963. Os Talon fazem parte da formação dos pilotos de caça da Usaf há quase seis décadas.

Após a conclusão de todos os cursos necessários, os aviadores ficam aptos a comandar aviões de alta performance, como os F-15, F-15, F-22 e F-35.

O icônico treinador já tem um substituto, o  T-7A Red Hawk, um moderno jato produzido em parceria entre a Boeing e a sueca Saab. A Usaf planeja adquirir 351 unidades, a um custo estimando em US$ 367 milhões (R$ 1,88 bilhão).

aeronave notícias de aviação avião aviação Boeing EUA F-16 Usaf F-35 F-15 Militar Saab Incidente Talon T-7A F-22 T-38

Leia também

Principal treinador avançados dos EUA completa 60 anos do primeiro voo
Fabricante norte-americano poderia abreviar a entrega do avião de treinamento T-50A