Caça inglês faz manobra evasiva para não colidir com pássaros

Episódio de quase colisão com pássaros ocorreu na Inglaterra durante pouso de um caça Eurofighter

Por André Magalhães Publicado em 05/10/2022, às 08h00

Bird strike é algo comum de ocorrer na aviação militar - Reprodução

Um caça Eurofighter Typhoon, da Royal Air Force (RAF, na sigla em inglês), fez uma manobra evasiva para evitar uma colisão com pássaros durante o procedimento de pouso na base aérea de Coningsby, na Inglaterra, no dia 20 de setembro.

O evento de bird strike (termo em inglês usado na aviação) é um dos mais sérios riscos para aeronaves em aproximação ou decolagem, em geral causando avarias entre leves e severas, além de em alguns casos colocar em risco os pilotos.

No vídeo abaixo é possível ver o momento em que caça faz a manobra para evitar o choque com as aves. Em seguida o piloto aumenta a potência dos motores e arremete.

Algo interessante é notar a elevada manobrabilidade do caça europeu mesmo em baixa velocidade. Aeronaves de alta performance, como caças, tendem a ter rápida resposta de comandos independente das condições do voo.

Em agosto, um jato BAE Hawk dos Red Arrows, a esquadrilha de demonstração da RAF, teve uma colissão com um pássaro, que levou a quebra do canopi. Apesar da avaria, o piloto conseguiu pousar em segurança.

RAF Eurofighter Typhoon BAe Hawk bird strike BAE Pássaro Red Arrows Hawk

Leia também

Turquia avalia comprar o Eurofighter caso venda de F-16 não avance
Aeronaves da Otan realizam grande treinamento aéreo