Caça F-5 cai em estádio e deixa três pessoas mortas no Irã

Agência estatal do país relatou que pilotos buscaram área não residencial como local de queda

Por André Magalhães Publicado em 21/02/2022, às 14h50

Versão do F-5 acidentando foi bastante comercializada pelo mundo, inclusive pelo Brasil - Via Internet

Um caça F-5F da Força Aérea da República Islâmica do Irã caiu, nesta segunda-feira (21), em um estádio da cidade de Tabriz a Noroeste do país. O acidente matou três pessoas sendo duas delas os pilotos.

De acordo com a agência estatal de notícias iraniana (IRNA), o avião de combate estava realizando um treinamento de rotina quando houve uma falha técnica.

O general Reza Yousefi, comandante da base aérea de Tabriz, disse que os pilotos evitaram um choque do caça em uma área residencial e optaram por levar a aeronave para o campo do estádio.

No entanto, uma pessoa que estava em um carro próximo a local também foi vítima do acidente.

“Os pilotos se sacrificaram, eles poderiam (ter) usado o sistema de ejeção, mas se recusaram a fazê-lo”, ressaltou Youselfi em nota publicada pelo site ABC News.

Remnants of the IRIAF F-5F fighter jet, that crashed today in Iranian Tabriz due tech malfunction. RIP to the two pilots who sacrificed their lives trying to pull the plane to where there are fewer people. Unfortunately, one civilian died anyway. pic.twitter.com/XY8m956nCx

— Yuri Lyamin (@imp_navigator) February 21, 2022

A agência IRNA informou que as autoridades competentes já iniciaram as investigações pra apurar as causas do ocorrido.

O F-5F Tiger II é uma variante biposta do F-5E Tiger II. As aeronaves desenvolvidas na década de 1970 foram bastante vendidas em todo o mundo e, em alguns casos, ainda são o principal caça de um país. O Brasil adquiriu a série F-5 Tiger II em 1975 e, ainda hoje, a FAB opera o F-5EM e F-5FM, que foram modernizados. Os nossos aviões de combate serão substituidos por 36 Saab F-39 Gripen.

aeronave notícias de aviação avião aviação Northrop Grumman Caça Acidente Irã Queda Estádio F-5F

Leia também

Um ano após grave incidente, mais de 50 Boeing 777 permanecem sem voar
Polícia Rodoviária intercepta caminhão transportando avião de forma irregular