Caça F-35B sofreu acidente antes de ser entregue aos EUA

Antes de ser entregue aos militares dos EUA um F-35B sofreu um acidente com perda de controle durante voo pairado

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 15/12/2022, às 19h00

F-35B no momento do impacto com o solo e a perda de controle direcional - Via redes sociais

Um F-35B da Lockheed Martin sofreu uma falha durante um voo pairado, na base aeronaval de Fort Worth, no Texas, fazendo o piloto perder o controle do caça e ejetar em segurança na sequência. Segundo relatos, ainda não confirmado pelas autoridades, o avião pertence ao próprio fabricante e estava realizando um voo de testes de rotina, quando o piloto perdeu o controle após o toque do trem de pouso com o solo.

 

No vídeo que circula nas redes sociais é possível ver que após tocar o solo o caça retoma o voo, mas sai do controle, batendo o trem de pouso do nariz com violência na lateral da pista, para em seguida girar no próprio eixo. O piloto optou por ejetar antes do F-35B parar já avariado.

Em uma coletiva de rotina, o secretário de imprensa do Pentágono, general Par Ryder, confirmou o acidente, mas não entrou em detalhes sobre o caso, afirmando apenas que o piloto é membro das forças armadas dos Estados Unidos. O avião passava por um voo de teste de rotina, validando suas características gerais, antes de ser formalmente entregue e aceito pelos militares.

O F-35 tem sofrido uma série de falhas e acidente nos últimos meses, com o caso mais recente envolvendo também um F-35B do Corpo de Fuzileiros Navais (U.S. Marine Corps) na base aérea de Kadena, no Japão.

Coincidentemente, hoje completa 16 anos do primeiro voo do F-35A, na versão de série, realizado pela Lockheed Martin em 15 de dezembro de 2006.

Lockheed Martin F-35 Fort Worth U.S. Marine Corps Corpo de Fuzileiros Navais

Leia também

F-35B pousa em emergência e trem de pouso colapsa
Caças F-35 ingleses estão treinando na Noruega