Caça J-16 da China lançou carga de limalha de alumínio contra P-8 da Austrália
Por André Magalhães Publicado em 06/06/2022, às 09h00
Um caça chinês J-16 interceptou um avião de patrulha marítima P-8 Poseidon da Real Força Aérea da Austrália em um caso considerado agressivo pelas autoridades australianas.
"A aeronave J-16 voou muito perto da lateral da aeronave de vigilância marítima P-8", afirmou Richard Marles, ministro da Defesa da Austrália.
A interceptação aconteceu no último dia 26, mas só agora foram detalhadas as informações. O fato aconteceu na região da costa sul da China e a força aérea australiana considerou a manobra "muito perigosa", abordando o modo que foi feito o contato entre os dois aviões.
O caça chinês após se aproximar excessivamente da lateral do P-8 Poseidon, acelerou e cruzou na frente do avião, para na sequência lançar uma carga de chaff (pequenas limalhas de alumínio usadas para atrair mísseis).
"O J-16 então acelerou e atravessou (sic) o nariz do P-8, parando na frente do P-8 a uma distância muito próxima. Naquele momento, liberou um feixe de chaff, que contém pequenos pedaços de alumínio, alguns dos quais foram ingeridos no motor do P-8", explicou Marles.
Pequim faz constantes operações militares em uma vasta região do Pacífico, fato que tem incomodado não só a Austrália, mas também outras nações, incluindo Taiwan e o Japão.
Um exemplo de constantes tensões envolvendo é Taiwan é a frequentemente violação de sua zona de identificação de defesa aérea por aeronaves militares da China.
A China tem adotado um padrão de abordagem de aeronaves rivais com manobras agressivas, reduzindo as margens de segurança e de ação de ambos os lados.
"A interceptação resultou em uma manobra perigosa que representou uma ameaça à segurança da aeronave P-8 e sua tripulação. O governo australiano expressou suas preocupações sobre o incidente com o governo chinês".
Apesar das declarações do governo australiano, não houve uma resposta por parte das Relações Exteriores da China.
O J-16 é baseado no caça russo Su-30, mas com melhorias significativas, como um um radar de varredura eletrônica ativamente. Uma versão mais moderna do avião é o J-16D que dispõe de uma maior gama de equipamentos, como os 'pods' eletrônicos nas pontas de asas.