Aeronave é equipada com sistema capaz de transportar 12 mil litros de água
Por André Magalhães Publicado em 09/02/2023, às 20h30
Um C-130 Hercules da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou nesta quinta-feira (9), com destino a cidade chilena de Concepisión, para apoiar as missões de combate aos grandes incêndios florestais que impactam a zona centro-sul do país.
A operação foi autorizada pela Presidência da República e será coordenada pelo Ministério da Defesa e das Relações Exteriores, bem como pela FAB e pela Agência Brasileira de Cooperação.
Uma aeronave C-130 da #FAB inicia neste momento procedimentos de decolagem, na Base Aérea do Galeão, com destino a Concepción (Chile).
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) February 9, 2023
O avião é equipado com MAFFS (sistema de combate a incêndio).@DefesaGovBr @ItamaratyGovBr pic.twitter.com/O7uPMoHV9Y
O avião, operado pelo Esquadrão Gordo, sediado no Rio de Janeiro, utiliza o equipamento de combate a incêndio MAFFS, que tem capacidade de transportar até 12 mil litros de água. O sistema pesa mais de 700 quilos e dois tubos projetam água pela rampa traseira da aeronave.
No Chile, é estimando que há mais de 300 focos de incêndio, com mais de 40 mil hectares queimados. Já foram registradas 26 mortes, mais de 1.200 feridos, 3 mil desabrigados e mais de 1.100 residências destruídas.
Contudo, não é a primeira vez que a FAB envia aeronave para combates a incêndios no Chile. Em 2014 e 2017, aviões C-130 Hercules foram empregos em ajuda ao país sul-americano.