A alemã Deutsche Aircraft selecionou a brasileira Akaer para desenvolver e produzir a fuselagem dianteira do D328eco
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 11/03/2024, às 17h00
A brasileira Akaer, especializada em engenharia aeroespacial, foi selecionada pela alemã Deutsche Aircraft para fabricar a fuselagem dianteira do futuro D328eco, um turboélice regional de 40 lugares criado para empregar novos conceitos de sustentabilidade.
A Akaer será responsável pela fabricação em série da fuselagem dianteira, incluindo industrialização, ferramental, protótipo e estudos relacionados. O acordo é mais um na longa lista de contratos internacionais da Akaer, que inclui projetos para o Boeing 747-8, os Airbus A380 e A440M, programas Gripen e H-225M, entre outros. Além disso, recentemente a Akaer também desenvolveu parte do programa Hürjet, da Turkish Aerospace Industry (TAI).
O acordo da Akaer com a Deutsche Aircraft fortalece posição da indústria aeroespacial brasileira no cenário global. A empresa será responsável por diversos aspectos do projeto D328eco, desde atividades de engenharia do projeto até a montagem completa da fuselagem dianteira. A Akaer se tornou a a primeira empresa brasileira Fornecedora Global Nível 1 (Tier 1), o mais avançado processo industrial na cadeia de suprimentos da aviação.
"O D328eco representa um marco significativo na aviação mundial, com voos mais sustentáveis e eficientes. Para a Akaer, é motivo de orgulho fazer parte deste relevante projeto, desempenhando um papel fundamental na produção da fuselagem dianteira e consolidando nossa posição como uma empresa Tier 1", afirmou o CEO da Akaer, Cesar Silva.
A Akaer tem 32 anos de experiência no setor aeroespacial e tem obtido grandes contratos globais, colocando o Brasil também na cadeia de fornecedores de componentes avançados na indústria aeroespacial.
“A Akaer é um dos principais players da indústria aeroespacial brasileira, e é por isso que estamos entusiasmados com nossa parceria neste projeto para a fuselagem dianteira, que é um marco no programa D328eco", enfatizou Dave Jackson, CEO da Deutsche Aircraft.
O D328eco é um avião regional criado a partir da herança da Deutsche Aircraft que absorveu o projeto Dornier 328, um turboélice regional pela então Fairchild-Dornier nos anos 1990 e voltado para o mercado de rotas curtas com até 40 passageiros. Embora tenha sido cancelado em 2000, após pouco mais de 200 entregas, o projeto se mostrou viável para uma revisão dentro de novos parâmetros de engenharia, voltados para aviões de nova geração que atenderão complexos requisitos de emissões de poluentes.
O D328eco promete oferecer o menor consumo de combustível e emissões de poluentes do setor, sendo desde o início projetado para ser totalmente compatível com 100% SAF (Sustainable Aviation Fuel), e outras misturas de combustível em desenvolvimento, o que significa máxima flexibilidade no que diz respeito às opções de fornecimento de energia.
A primeira fuselagem dianteira da D328eco tem entrega prevista para o final de 2025 e será produzida no Brasil, inicialmente na unidade da Akaer em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
“O processo de seleção foi meticuloso, onde valorizamos o comprometimento, o foco no cliente e a experiência da Akaer, fatores fundamentais para assegurar este projeto significativo para o programa D328eco.” comentou Maximilan Fahr, Vice-presidente de Supply Chain da Deutsche Aircraft.