Brasil lançou o foguete VSB-30, 100% produzido no país, atingindo uma altitude de 227 km
Por André Magalhães Publicado em 26/10/2022, às 10h08
Aconteceu no último domingo (23), o lançamento do veículo suborbital VSB-30, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. A data de lançamento é especial pois ocorreu no Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB).
O foguete foi lançado às 14h20, hora local, e atingiu uma altitude de 227 km em quatro minutos e um segundo, totalizando sete minutos e 44 segundos. A carga útil embarcada caiu a cerca de 185 quilômetros da costa e foi resgatada por militares da FAB.
#FABnoEspaço
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) October 25, 2022
Confira as imagens do VSB-30, o primeiro foguete produzido 100% no Brasil e lançado no Centro de Lançamento de Alcântara.#AsasQueProtegemOPaís pic.twitter.com/lZtniHyN7s
“Primeiramente, temos que comemorar o sucesso da Operação Santa Branca. É motivo de orgulho vermos a competência dos profissionais brasileiros, que não desistiram do sonho de realizar lançamentos aqui no CLA. O VSB-30 é um foguete brasileiro e, isso será o início de um ciclo de muitas conquistas que, com certeza, virão”, disse o Ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim.
O VSB-30 é produzido 100% no Brasil, bem como a carga últil embarcada. O foguete é da família sonda e possuiu estágios à propulsão sólida. O veículo suborbital pode levar uma carga de até 400kg e atingir ula altitude de 270km.
O sucesso da operação possibilita que o Brasil possa explorar estes tipos de lançamento para o melhor desenvolvimento científico na área.