Brasil entra na rota dos voos mais longos do Airbus A321XLR

Rotas da Iberia para o Nordeste do Brasil serão uma das mais longas com o A321XLR

Por Marcel Cardoso Publicado em 27/05/2025, às 09h20

A321XLR amplia possibilidades de rotas longas com demanda moderada - Divulgação

A Iberia iniciará voos diretos entre Madri e as cidades de Recife e Fortaleza utilizando o Airbus A321XLR, o novo jato de longo alcance da Airbus. As operações começam em dezembro e janeiro, respectivamente, marcando a estreia do modelo no Brasil e colocando as duas rotas entre as dez mais longas do mundo com a aeronave, segundo dados da Cirium.

Três companhias aéreas — Iberia, Aer Lingus e Wizz Air UK — já operam comercialmente com o Airbus A321XLR, o jato de maior alcance da família A320. Até 21 de maio, sete unidades estavam em operação. Atualmente, os voos mais longos tem como destaque a rota da Iberia entre Madri (MAD) e Washington (IAD), com até 9h40 de duração.

Entre as dez rotas mais longas já programadas com o Airbus A321XLR estão os dois novos voos da Iberia para o Brasil: Madri–Recife, com início em 13 de dezembro, e Madri–Fortaleza, a partir de 19 de janeiro. Ambos começam durante a alta temporada no Hemisfério Sul.

Com a nova operação, a Iberia será a terceira companhia a voar entre a Europa e REC, ao lado da TAP Air Portugal, com saídas de Lisboa (LIS), e da Azul, que iniciará voos de Madri em 10 de junho e de Porto em 4 de junho. Em Fortaleza (FOR), a Iberia será a quarta operadora na rota europeia, juntando-se à TAP e Latam Airlines, ambas com voos para LIS, e à Air France, que opera a partir de Paris (CDG).

aviação Fortaleza Recife Iberia Madrid Aer Lingus Airbus A321XLR Wizz Air Novos voos rotas intercontinentais lançamento de aeronaves

Leia também

Wizz Air estreia Airbus A321XLR com motores GTF e amplia voos de longo alcance
Airbus A321XLR voará de Madri para Nova York