Rotas da Iberia para o Nordeste do Brasil serão uma das mais longas com o A321XLR
Por Marcel Cardoso Publicado em 27/05/2025, às 09h20
A Iberia iniciará voos diretos entre Madri e as cidades de Recife e Fortaleza utilizando o Airbus A321XLR, o novo jato de longo alcance da Airbus. As operações começam em dezembro e janeiro, respectivamente, marcando a estreia do modelo no Brasil e colocando as duas rotas entre as dez mais longas do mundo com a aeronave, segundo dados da Cirium.
Três companhias aéreas — Iberia, Aer Lingus e Wizz Air UK — já operam comercialmente com o Airbus A321XLR, o jato de maior alcance da família A320. Até 21 de maio, sete unidades estavam em operação. Atualmente, os voos mais longos tem como destaque a rota da Iberia entre Madri (MAD) e Washington (IAD), com até 9h40 de duração.
Entre as dez rotas mais longas já programadas com o Airbus A321XLR estão os dois novos voos da Iberia para o Brasil: Madri–Recife, com início em 13 de dezembro, e Madri–Fortaleza, a partir de 19 de janeiro. Ambos começam durante a alta temporada no Hemisfério Sul.
Com a nova operação, a Iberia será a terceira companhia a voar entre a Europa e REC, ao lado da TAP Air Portugal, com saídas de Lisboa (LIS), e da Azul, que iniciará voos de Madri em 10 de junho e de Porto em 4 de junho. Em Fortaleza (FOR), a Iberia será a quarta operadora na rota europeia, juntando-se à TAP e Latam Airlines, ambas com voos para LIS, e à Air France, que opera a partir de Paris (CDG).