Brasil e Singapura farão colaboração mútua para mobilidade aérea avançada

ANAC e Singapura fortalecem colaboração mútua em regulação e padrões técnicos para veículos aéreos urbanos de transporte

Por Micael Rocha Publicado em 13/09/2024, às 06h31

Memorando de Intenções para Cooperação em Mobilidade Aérea Avançada foi assinado no último dia 10 - Divulgação

A Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil e a Autoridade de Aviação Civil de Singapura firmaram um Memorando de Intenções para Cooperação em Mobilidade Aérea Avançada, na última terça-feira (10).

O acordo foi assinado durante o Simpósio de Mobilidade Aérea Avançada da ICAO, em Montreal, no Canadá, e tem como objetivo promover a troca de conhecimentos e informações entre as duas agências sobre a certificação e operação de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, conhecidas como eVTOL. A parceria também envolve a participação em grupos técnicos internacionais e o desenvolvimento de padrões de segurança.

O documento define a colaboração em três áreas principais:

  1. Troca de conhecimentos e informações sobre certificação, validação e entrada em serviço de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), incluindo políticas, abordagens regulatórias e procedimentos operacionais.

  2. Colaboração no desenvolvimento de padrões técnicos para permitir a certificação e operação segura de aeronaves eVTOL, com participação em grupos técnicos internacionais.

  3. Coordenação de esforços para envolver as partes interessadas da indústria no desenvolvimento e operação segura de aeronaves eVTOL.

Além disso, ANAC e CAAS coordenarão esforços para envolver a indústria no desenvolvimento seguro das aeronaves eVTOL. Esta cooperação segue outros acordos, como o Memorando de Entendimento e o Acordo Técnico para Certificação de Aeronavegabilidade.

Anac Evtol CAAS Mobilidade Aérea Avançada Autoridade de Aviação Civil de Singapura certificação de aeronaves tecnologia eVTOL padrões de segurança na aviação

Leia também

Revelado primeiro protótipo do eVTOL da Eve
Oshkosh terá vertiporto dedicado as operações com eVTOL