Aeronave entrará em operação no segundo semestre de 2022
Marcel Cardoso Publicado em 14/09/2021, às 16h55 - Atualizado às 17h08
Novo modelo é um aprimoramento de versão anterior - Foto: Divulgação
A canadense Bombardier apresentou o seu mais novo jato executivo que, segundo a fabricante, promete ser um dos melhores super-médios da indústria.
O Challenger 3500 veio a público em uma apresentação virtual, nesta terça-feira (14). Trata-se de uma nova roupagem da versão 350, lançada em 2013. A aeronave fornecerá uma altitude reduzida de cabine de 4.850 a 41 mil pés, um acréscimo de 31% em relação ao antecessor.
No quesito tecnologia, o novo modelo trará a primeira cabine controlada por voz da indústria para gerenciar sistemas de iluminação, temperatura e entretenimento, os primeiros carregadores sem fio em toda a cabine e uma tela 4K de 24 polegadas. No cockpit, será introduzido um sistema de autoprovas padrão equipado para o flight deck, que oferece as características mais básicas de sua classe.
O programa de testes de voo do Challenger 3500 será baseado em um plano de sustentabilidade projetado pela World Fuel Services. A solução remove parte das emissões de carbono do combustível dos voos de teste usando compras de combustível de aviação sustentável (SAF) e, em seguida, atingir a neutralidade, aposentando compensações para equilibrar as emissões restantes.
O novo jato executivo tem previsão de entrar em operação no segundo semestre de 2022.