B-1B Lancer realizaram voos com caças F-15 e F-35B durante a homenagem
Por André Magalhães Publicado em 02/02/2022, às 12h55 - Atualizado às 19h15
Bombardeiros norte-americanos fazem uma grande presença em bases na Europa | Foto: RAF
Bombardeiros norte-americanos B-1B Lancer realizaram sobrevoos sobre o território da Inglaterra em homenagem aos 80 anos da famosa unidade da Oitava Força Aérea, que tem sua história forjada durante a 2º Guerra Mundial.
Os B-1B Lancer partiram da base aérea de Ellsworth, na Dakota do Sul, Estados Unidos, para as devidas comemorações histórias. As aeronaves fizeram voos em formação com caças F-15 dos EUA, baseados no território britânico, e com um caça F-35B inglês.
"A Oitava Força Aérea tem uma longa e rica história que remonta à Segunda Guerra Mundial. Este voo não apenas significa a longevidade e o alcance da força de bombardeiros dos Estados Unidos, mas também presta homenagem aos nossos aliados do Reino Unido”, disse Andrew Gebara, major general da Oitiva Força Aérea.
Russos avançam no desenvolvimento de motor civil com tecnologia própria
Durante a 2º guerra mundial a Oitava Força Aérea – subordinada a Usaf (Força Aérea dos EUA) - utilizou o vetreno P-51 Mustang em diversos conflitos.
O papel desta unidade durante a grande guerra foi bombardear instalações inimigas na França, Países Baixos e Alemanha.
Here the are, flying from @RAFMildenhall over RAF Lakenheath pic.twitter.com/7NoVgcGZ1P
— Wayne Hoeftmann (@stookedeti) February 2, 2022
No ano de 1944, chegaram a ter na referida unidade mais de 200.000 membros e a base poderia despachar mais de 1.000 bombardeiros quadrimotores, como o os clássicos B-24 Liberator ou então o B-29 Superfortress.
Hoje, a Oitava Força Aérea continua na ativa, mas é conhecida como Forças Aéreas Estratégicas dos Estados Unidos na Europa, a unidade norte-americana desempenha diversas atividades estratégicas do interesse de Washington no velho continente.