Bombardeiros B-52 realizam operação na Europa com caças franceses

Os bombardeiros B-52 estão baseados no Reino Unido e realizam operação na Europa e voaram agora ao lado de caças franceses

Por André Magalhães Publicado em 02/09/2022, às 09h25

Bombardeiros foram reabastecidos por avião-tanque francês - Otan

Os bombardeiros norte-americanos B-52H Stratofortress, atualmente baseados no Reino Unido, realizaram mais um voo operacional com forças aéreas aliadas da Europa. Desta vez, o voo teve companhia dos caças Rafale da França, que enviou além disso um avião-tanque.

.@Armee_de_lair 🇫🇷 Rafales & @usairforce 🇺🇸B-52s work out fighter-bomber escort procedures & communications at the Capiteaux Range

During the mission, they integrated with Joint Terminal Attack Controllers from Italy 🇮🇹

Read more:https://t.co/2Smufohbm3#StrongerTogether pic.twitter.com/EZioFhUqmI

— NATO Air Command (@NATO_AIRCOM) September 1, 2022

O voo de treinamento ocorreu sobre a Faixa de Captieux, na França. Os bombardeiros decolaram da base de Fairford, no Reino Unido, voando até o continente europeu, onde iniciaram os voos de treinamento conjunto.

“Bombardeiros, drones e caças da Otan fornecem um escudo coeso e integrado para nossa defesa aérea”, disse Ömer Nafiz Gülmezoğlu, brigadeiro-general e vice-chefe do Estado-Maior do Comando Aéreo Aliado. “Essas missões da força-tarefa de bombardeiros reúnem os diferentes domínios de nossas forças aéreas em uma equipe homogênea”, acrescentou.

Além disso, foram feitos treinamentos de emprego ar-terra com forças italianas e francesas, do Controladores de Ataque Terminal Conjunto Aliado (Jtcas). Um drone MQ-9 Reaper foi a ponte de coordenação de dados com as forças aéreas e terrestres, demonstrando mais uma forma de integração multinacional e o uso massivo de guerra centrada em rede (data link)

Antes de retornar à base de Fairford, os dois bombardeiros empregados na missão foram reabastecidos em voo por um avião-tanque francês KC-135, similar ao usado pelos Estados Unidos há várias décadas.

França bombardeiro EUA Otan Itália Treinamento Europa Militar B-52H KC-135

Leia também

Bombardeiros B-52H transportaram caixas ao invés de bombas
Bombardeiro B-2A Spirit testa moderno míssil de cruzeiro