Míssil de cruzeiro AGM-158 JASSM-ER é uma das atualizações bélicas do icônico bombardeiro B-2A Spirit
Por André Magalhães Publicado em 26/08/2022, às 09h50
O bombardeiro B-2A Sprit, da força aérea dos Estados Unidos, testou com sucesso o lançamento o míssil do cruzeiro furtivo AGM-158B JASSM-ER.
O míssil é uma das três novas armas do icônico avião com formato de asa voadora, que tem capacidade de lançar armas convencionais e nucleares. Além disso, também está sendo integrada a modernização de criptografia e um Sistema de Mira Auxiliado por Radar (Rats).
“Comprometidos com a modernização contínua do B-2, estamos aproveitando a inovação de nossa empresa em engenharia digital e suas décadas de liderança no projeto e manutenção de plataformas de baixa observação para manter a missão do B-2 Spirit pronta", afirmou Shaugnessy Reynolds, vice-presidente e gerente do programa B-2 da Northrop Grumman.
O bombardeiro B-2 também pode transportar até 16 mísseis AGM-158 JASSM, de versão anterior. Arma tem um alcance de aproximadamente 320 km, enquanto o JASSM-ER pode alcançar 965 km. A sigla ER significa alcance extendido, em inglês.
A Usaf segue realizando constantes atualizações no ainda moderno avião, mas já trabalha no substituto, o B-21 Rider, também do fabricante Northrop Grumman. O futuro bombardeiro também deverá substituir os B-1B Lancer, que serão os primeiros a serem retirados de serviço. Todavia, a força aérea não planeja aposentar o veterano B-25, que está sendo modernizado, incluindo com a instalação de novos motores, e deverá ficar em serviço até meados de 2040, quando terá mais de 90 anos.