Aeronaves equipadas com os motores similares ao do incidente em Denver devem ser retiradas de serviço imediatamente
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 22/02/2021, às 09h30 - Atualizado às 18h11
Frota global do 777 equipado com o motor da série PW4000 está restrita aos EUA, Japão e Coreia do Sul
A Boeing recomendou que toda a frota de 777-200 equipadas com os motores PW4000 sejam retirados de serviço imediatamente para uma inspeção detalhada dos propulsores. O alerta ocorreu após o grave incidente ocorrido no último sábado (20) com o voo 328 da United Airlines.
Ainda que as autoridades e investigadores não saibam a origem do problema, é provável que tenha sido ocasionado por uma falha estrutural em uma ou mais pás do fan, que levou a destruição de parte da estrutura do motor. De acordo com o NTSB, o órgão de investigação de acidentes norte-americano, as análises preliminares apontam colapso em duas lâminas do fan e fraturas em outras.
“Enquanto a investigação do NTSB está em andamento, recomendamos suspender as operações dos 69 777 em serviço e 59 em armazenamento com motores Pratt & Whitney 4000-112 até que a FAA identifique o protocolo de inspeção apropriado”, afirmou a Boeing em comunicado.
Caso a origem seja confirmada, este será o terceiro evento grave envolvendo as pás do fan do PW4000 em menos de três anos. Em fevereiro de 2018 um 777-200 também da United Airlines sofreu um problema estrutural na pá do fan logo após decolar de Honolulu, no Havaí. Na ocasião o NTSB, afirmou que houve uma fratura na lâmina do fan.
Já em dezembro do ano passado, um avião da Japan Air Lines tve um problema similar, retornando para o aeroporto de Naha, em Okinawa no extremo sul do Japão.
Abaixo imagens mostram avarias nos motores nos casos de 2018 e 2021
Atualmente 128 aeronaves da família 777 utilizam os motores PW4000, sendo que 69 estão em condições de voo e outras 59 estão estacionadas pelos efeitos da pandemia nos últimos meses.
“A Boeing apóia a decisão ontem do Japan Civil Aviation Bureau e a ação da FAA hoje de suspender as operações de aeronaves 777 equipadas com motores Pratt & Whitney 4000-112”, disse a Boeing.
O problema com os motores não tem qualquer relação com o projeto do avião ou mesmo com a Boeing, sendo uma falha restrita as pás do rotor, projetadas pela Pratt & Whitney.
Apenas quatro empresas no mundo voam com os 777 equipados com o PW4000, sendo a United a única nos Estados Unidos, com os demais operando no Japão e na Coreia do Sul. A Japan Air Lines e a All Nippon Airways anunciaram que suspenderam as operações com modelo, que conta com 56 aeronaves no Japão.
Os 777-200 equipados com os motores PW4000 em geral fazem parte da primeira série do modelo, que possui menor alcance quando comparado com os 777-200ER, de alcance estendido em normalmente utilizados em rotas intercontinentais de longo curso.
Os 777-200 voam normalmente voos domésticos, especialmente nos Estados Unidos e Japão, onde existe grande demanda em dezenas de rotas.
A Boeing está monitorando ativamente eventos recentes relacionados ao voo 328 da United Airlines. Enquanto a investigação do NTSB está em andamento, recomendamos suspender as operações dos 69 777s em serviço e 59 em armazenamento com motores Pratt & Whitney 4000-112 até que a FAA identifique o protocolo de inspeção apropriado.
A Boeing apoia a decisão tomada ontem pelo Japan Civil Aviation Bureau e a ação da FAA hoje de suspender as operações de aeronaves 777 equipadas com motores Pratt & Whitney 4000-112. Enquanto os aviões estão no solo estamos trabalhando com esses reguladores à medida que eles atuam, [além] de outras inspeções que são conduzidas pela Pratt & Whitney.
As atualizações serão fornecidas à medida que mais informações forem disponibilizadas.