Pressionada a melhorar qualidade de suas aeronaves, a Boeing vai focar em promover suas melhorias em segurança no Farnborough Airshow
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 16/07/2024, às 11h00
A Boeing terá uma presença diferente no Farnborough International Airshow 2024, passando a priorizar questões segurança e a qualidade, dois temas que foram os maiores destaques para a empresa nos últimos anos.
Pela primeira vez o foco do fabricante não será a exibição de seus aviões, que por vários anos incluiu apresentações aéreas de alta performance. Os executivos e mesmo o chalé montado em Farnborough promoverá sobretudo questões críticas para a Boeing, que acumula quase dez anos de problemas internos e crises de qualidade e segurança em seus produtos. Ao longo do evento a empresa espera promover as mudanças em suas estratégias e procedimentos que estão em andamento.
“Estamos concentrados na implementação do nosso plano abrangente de segurança e qualidade e no cumprimento dos compromissos com os nossos clientes. Com essas prioridades em mente, reduzimos nossa exibição de aeronaves comerciais e demonstrações de voo no evento e manteremos nosso foco nas novas soluções de tecnologia, sustentabilidade, segurança e serviços”, explicou o Dr. Brendan Nelson, presidente da Boeing Global. “A melhor maneira de gerar confiança é com desempenho de alta qualidade em nossas fábricas, uma aeronave de cada vez.”
Além de segurança, a Boeing vai destacar seus projetos em sustentabilidade, futuras tecnologias aeroespaciais e cadeia de suprimentos, incluindo as novas tecnologias criadas para o avião experimental X-66.
Oficialmente designado como X-66 Sustainable Flight Demonstrator, o avião desenvolvido em parceria com a NASA é um demonstrador de tecnologias, em especial de novas soluções aerodinâmicas, que incluí uma asa com nova abordagem e que promete ser consideravelmente mais eficiente que as atuais.
Parte dos avanços do X-66 foram obtidos com o ecoDemonstrator, um 777-200ER convertido em laboratório, assim como na ferramenta de visualização de dados Cascade que é usada para desenvolver estratégias de descarbonização.
Também será destaque um mockup em escala real do 777X, que permitirá os visitantes conhecerem as melhorias feitas no projeto, sobretudo para o passageiro, que terá janelas maiores e novo layout de cabine. Porém, o protótipo, que participou de eventos como o Dubai Air Show, não será enviado para o Reino Unido. O objetivo é concentrar os esforços na certificação da aeronave, que está quase cinco anos atrasado.
Entre as aeronaves expostas se destacam dois F-15QA, em configurações diferentes, que são a mais recente evolução do F-15, que conta com uma série de novos recursos e ampliou consideravelmente suas capacidades. A Força Aérea dos EUA (USAF, na sigla em inglês) avalia um pedido para mais de cem unidades do F-15EX, a versão derivada do F-15QA, visando substituir células antigas de gerações anteriores do F-15.
Um Boeing 787-9, da Qatar Airways, estará na exposição estática, ao lado de um F-15E da USAF, um AH-64E Apache e um CH-47F Chinook do Exército dos Estados Unidos e um P-8A Poseidon da Marinha dos Estados Unidos.