Boeing nomeia novos líderes para unidades de Defesa e Finanças

Boeing nomeia Stephen Parker como CEO da divisão de Defesa e anuncia Jay Malave como novo CFO global

Por Marcel Cardoso Publicado em 01/07/2025, às 14h48

Empresa reforça sua liderança executiva com foco em estabilidade operacional e recuperação financeira - Divulgação

A Boeing anunciou duas mudanças estratégicas em sua liderança global. Stephen Parker foi nomeado CEO da unidade de Defesa, Espaço e Segurança, enquanto Jesus "Jay" Malave assumirá o cargo de diretor financeiro global, a partir de 15 de agosto.

Parker, que atuava como CEO interino da BDS desde setembro de 2024, assume agora o posto de forma permanente. Segundo a empresa, sua gestão interina foi marcada pela estabilização das operações da divisão, avanço na execução de programas e fortalecimento das relações com clientes do setor de defesa e inteligência.

Com mais de 35 anos na Boeing, Parker ocupava anteriormente o cargo de diretor de operações (COO) da BDS, sendo responsável pelas áreas de qualidade, manufatura, segurança, cadeia de suprimentos e gerenciamento de programas.

Ele também liderou divisões estratégicas, como Bombardeiros & Caças e Sistemas de Asas Rotativas, além de ter comandado a Boeing Defence Australia — maior subsidiária da empresa fora dos Estados Unidos. Parker reportará diretamente ao CEO global Kelly Ortberg e integrará o Conselho Executivo da Boeing.

Mudança no comando financeiro

A partir de 15 de agosto, Jay Malave assumirá o cargo de vice-presidente executivo e CFO da Boeing, substituindo Brian West, que passará a atuar como assessor sênior do CEO. West ocupava a função desde 2021 e foi responsável por conduzir a reestruturação financeira da empresa nos últimos anos, incluindo a captação histórica de recursos em 2024.

Malave será responsável por liderar a estratégia financeira da companhia, incluindo planejamento de longo prazo, relações com investidores, tesouraria, controladoria, auditoria e operações de serviços corporativos. Ele também responderá diretamente a Ortberg e fará parte do Conselho Executivo.

Antes de ingressar na Boeing, Malave foi CFO da Lockheed Martin e também ocupou cargos de liderança financeira na L3Harris Technologies e na United Technologies Corporation. Ele é graduado em matemática, possui mestrado em contabilidade e doutorado em direito pela Universidade de Connecticut.

aviação Lockheed Martin Boeing indústria aeroespacial BDS CFO Boeing gestão financeira liderança Boeing Ortberg CEO Defesa recuperação Boeing Stephen Parker Jay Malave mudanças executivas

Leia também

737 MAX estreia na Espanha com a Air Europa
Países emergentes terão 55% da frota global de aviões até 2044