Boeing nomeia Stephen Parker como CEO da divisão de Defesa e anuncia Jay Malave como novo CFO global
Por Marcel Cardoso Publicado em 01/07/2025, às 14h48
A Boeing anunciou duas mudanças estratégicas em sua liderança global. Stephen Parker foi nomeado CEO da unidade de Defesa, Espaço e Segurança, enquanto Jesus "Jay" Malave assumirá o cargo de diretor financeiro global, a partir de 15 de agosto.
Parker, que atuava como CEO interino da BDS desde setembro de 2024, assume agora o posto de forma permanente. Segundo a empresa, sua gestão interina foi marcada pela estabilização das operações da divisão, avanço na execução de programas e fortalecimento das relações com clientes do setor de defesa e inteligência.
Com mais de 35 anos na Boeing, Parker ocupava anteriormente o cargo de diretor de operações (COO) da BDS, sendo responsável pelas áreas de qualidade, manufatura, segurança, cadeia de suprimentos e gerenciamento de programas.
Ele também liderou divisões estratégicas, como Bombardeiros & Caças e Sistemas de Asas Rotativas, além de ter comandado a Boeing Defence Australia — maior subsidiária da empresa fora dos Estados Unidos. Parker reportará diretamente ao CEO global Kelly Ortberg e integrará o Conselho Executivo da Boeing.
A partir de 15 de agosto, Jay Malave assumirá o cargo de vice-presidente executivo e CFO da Boeing, substituindo Brian West, que passará a atuar como assessor sênior do CEO. West ocupava a função desde 2021 e foi responsável por conduzir a reestruturação financeira da empresa nos últimos anos, incluindo a captação histórica de recursos em 2024.
Malave será responsável por liderar a estratégia financeira da companhia, incluindo planejamento de longo prazo, relações com investidores, tesouraria, controladoria, auditoria e operações de serviços corporativos. Ele também responderá diretamente a Ortberg e fará parte do Conselho Executivo.
Antes de ingressar na Boeing, Malave foi CFO da Lockheed Martin e também ocupou cargos de liderança financeira na L3Harris Technologies e na United Technologies Corporation. Ele é graduado em matemática, possui mestrado em contabilidade e doutorado em direito pela Universidade de Connecticut.