Boeing enviará caças F/A-18 Super Hornet para testes na Marinha da Índia

Marinha indiana avalia ainda o francês Dassault Rafale M como futuro caça para operar o novo porta-aviões do país

Por André Magalhães Publicado em 25/04/2022, às 09h55

Apenas a marinha norte-americana utiliza o F/A-18 Super Hornet embarcado em porta-aviões - Boeing

A Boeing enviará dois caças F/A-18E/F Super Hornet para testes na Índia, cujos testes estão planejados para ocorrer entre maio e junho no centro de testes da marinha indiana, INS Hansa.

O fabricante está preparando o deslocamento dos caças para a cidade indiana de Goa, onde serão realizados testes básicos de pouso e decolagem. A intenção é validar alguns parâmetros de voo, visando uma operação embarcada.

A marinha da Índia está buscando novos aviões de caça para operar em seu novo porta-aviões, o INS Vikrant, que deverá ser comissionado em agosto de 2022. 

A nova embarcação tem utiliza o ski-ramp, um sistema igual ao usado nos porta-aviões russos e nos chineses, por exemplo. Este método é diferente ao empregado em porta-aviões ocidentais, como dos Estados Unidos, que utilizam catapulta. Usualmente o Super Hornet não opera neste tipo de navio, mas a Boeing quer comprovar a capacidade do avião.

Our F/A-18 #SuperHornet demonstrates the ability to operate from @indiannavy aircraft carriers during its successful and safe launch from a ski-jump ramp. pic.twitter.com/92V14EXV9M

— Boeing India (@Boeing_In) December 21, 2020

A Índia almeja comprar 57 novos caças navais, no qual 26 poderiam ser adquiridos em um primeiro lote. Atualmente concorre com o F/A-18E/F Super Hornet o francês Dassault Rafale M (verão de emprego naval).

O avião francês já realizou testes com os militares indianos no ano passado. Vale acresentar que o Rafale é utilizado pela força aérea indiana, o que pode pesar de maneira favorável a Dassault na decisão.

Apenas a França utiliza a versão M (Marine) do caça da Dassault - Divulgação

 

A versão do Super Hornet oferecida será a Block III, a mais recente, tendo como destaque o radar ativo de varredura eletrônica, displays de grande área, capacidade de comunicar com outras plataformas e arquitetura de sistema aberta.

Os experimentos com os aviões devem observar as capacidades dos caças no emprego a partir de um ski-ramp. Tanto na França, quanto nos EUA, ambas aeronaves operam com sistema de catapultas.

Nas operações atuais da marinha indiana é utilizado o MiG-29K, uma versão exclusivamente dedicada as operações navais, e que será substituido no futuro por um novo vetor de caça.

Índia aeronave notícias de aviação avião aviação Rafale F-18 Super Hornet EUA Caça Naval

Leia também

Bastidores de Top Gun Maverick mostram voo de atores em caça da marinha
Alemanha enviará carta aos EUA para a aquisição de caças F/A-18