Aquisição do gênero é a maior feita por uma empresa de aviação
Marcel Cardoso Publicado em 08/02/2022, às 07h30 - Atualizado às 07h39
Contrato com inclui um produto SAF feito de resíduos agrícolas não comestíveis | Foto: Divulgação
A Boeing anunciou um acordo com a empresa Epic Fuels para a compra de dois milhões de galões (7,5 milhões de litros) de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) misturado para uso em suas aeronaves comerciais em duas bases da fabricante nos Estados Unidos.
Esta é a maior aquisição de SAF de uma empresa de aviação. Segundo a Boeing, o acordo reforça seu compromisso com a descarbonização no setor aeroespacial. O SAF reduz as emissões de dióxido de carbono (CO2) em até 80% ao longo do ciclo de vida do combustível e com potencial para chegar a 100% no futuro.
O contrato com a Epic Fuels inclui um produto SAF feito de resíduos agrícolas não comestíveis, que mistura 30% de SAF puro com 70% de combustível de aviação convencional. A compra permitirá um uso mais amplo de SAF para produção comercial e a empresa também continuará fornecendo misturas personalizadas de 50/50% até 100% SAF para o programa ecoDemonstrator da Boeing, que acelera a inovação com testes no ar de tecnologias de descarbonização desenvolvidas em laboratório.
Feito a partir de diversas matérias-primas, o combustível sustentável de aviação é certificado para uso comercial e pode ser misturado ao combustível tradicional sem exigir modificações nas aeronaves, motores ou infraestrutura de abastecimento. Há cerca de um ano, a fabricante havia se comprometido a entregar suas aeronaves comerciais com plena operacionalidade e com os certificados necessários para voar com 100% SAF até 2030.